Geral

Diretor do Instituto de Filosofia da Unicamp morre em acidente de carro

Da Redação ·

SÃO PAULO, SP, 27 de março (Folhapress) - O diretor do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp, John Manuel Monteiro, morreu em um acidente de carro na noite de ontem na rodovia dos Bandeirantes, na região de Campinas (SP).

Um táxi que trafegava no sentido interior da via perdeu o controle no km 92, atravessou o canteiro central e atingiu o carro do diretor, que trafegava no sentido contrário. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, dois caminhões e outro carro que seguiam atrás do professor também bateram no carro dele.

O acidente ocorreu por volta das 20h30. Monteiro não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O motorista do táxi ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital de Clínicas da Unicamp. Uma outra vítima teve ferimentos leves e foi encaminhada para o pronto-socorro São José, em Campinas.

John Manuel Monteiro nasceu em St. Paul, nos EUA, em 1956. Ele tinha doutorado em história da América Latina pela Universidade de Chicago (EUA) e já havia lecionado na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Especialista em historia indígena, era professor titular de Antropologia na Unicamp e assumiu a diretoria do IFCH em 5 de dezembro. "Trata-se de uma perda muito grande. Monteiro dirigia um dos mais importantes institutos de humanidades do Brasil e era um intelectual e cientista de prestígio internacional era um intelectual e cientista de prestígio internacional", lamentou em nota o reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa.

O velório será amanhã, no auditório do IFCH, na campus da universidade.
 

continua após publicidade