MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Justiça Federal negociará nova área para grupo de índios

RIO DE JANEIRO, RJ, 24 de março (Folhapress) - A Justiça Federal vai negociar uma nova área para o grupo de índios que recusaram a solução oferecida pelo governo do Estado do Rio. A medida foi tomada após inspeção na área anexa à aldeia Maracanã. Segund

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2013, 17:03:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





RIO DE JANEIRO, RJ, 24 de março (Folhapress) - A Justiça Federal vai negociar uma nova área para o grupo de índios que recusaram a solução oferecida pelo governo do Estado do Rio. A medida foi tomada após inspeção na área anexa à aldeia Maracanã. Segundo o juiz Wilson Witzel, o local não tem condição para abrigar os índios.

A negociação ocorre hoje com representantes dos indígenas, do Ministério Público Federal e da Funai na sede da Justiça Federal no Rio. A área considerada imprópria pertence ao Ministério da Agricultura e está sendo usada como canteiro de obras para as obras do estádio do Maracanã.

Os índios afirmaram que a proposta deles é permanecer no Museu do Índio, em Botafogo (zona sul), até que um local em definitivo possa ser indicado pela Funai. Na madrugada deste domingo, eles invadiram o local e foram retirados pela Polícia Federal e encaminhados para negociação com o juiz.

"Queremos ficar na aldeia [Maracanã]. Mas como está proibido, queremos ficar no museu. Lá tem lugar pra gente ficar", disse o índio Urutau Guajarara, 52. O juiz não sabe a quantidade de índios remanescentes da aldeia Maracanã. Segundo o Estado do Rio, dos 22 que moravam no local, 12 foram para a área oferecida em Jacarepaguá.

Entre o grupo de índios há crianças e mulheres. A maior parte das pessoas, no entanto, são manifestantes que apoiam a causa indígena no país. Eles afirmam que a cultura indígena precisa ser mantida e pedem um local que possa garantir as características do povoado.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça Federal negociará nova área para grupo de índios"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!