MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Copel solta 60 mil alevinos no Dia da Água

A Copel vai fazer a soltura de 60 mil alevinos nesta sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água. Serão soltos 10 mil alevinos no Rio do Iguaçu, em União da Vitória, e 50 mil em cinco afluentes do Rio Chopim, em Clevelândia. A programação terá ainda pal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2013, 11:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Copel vai fazer a soltura de 60 mil alevinos nesta sexta-feira (22/03), Dia Mundial da Água. Serão soltos 10 mil alevinos no Rio do Iguaçu, em União da Vitória, e 50 mil em cinco afluentes do Rio Chopim, em Clevelândia.

continua após publicidade

A programação terá ainda palestras lúdicas para alunos de escolas municipais e plantio de mudas de árvores nas duas cidades. “Os eventos têm a intenção de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

Em Clevelândia, serão soltos 50 mil alevinos da espécie jundiá, reproduzidos na Estação Experimental de Estudos Ictiológicos da Copel na Usina Governador Ney Braga (Segredo). O jundiá é um tipo de bagre nativo da bacia do Baixo Iguaçu, do qual o Rio Chopim é um dos contribuintes.

continua após publicidade

Esta ação ambiental reunirá voluntários da Copel, Sanepar e Prefeitura de Clevelândia e deve contemplar com a renovação da fauna aquática os rios Lajeado Grande, das Lontras, São Francisco, Moraes e do Banho.

A Estação Experimental de Estudos Ictiológicos da Copel é um centro dedicado à pesquisa de espécies típicas do Rio Iguaçu e em sua reprodução em larga escala, visando manter o equilíbrio ambiental de toda a bacia. Dotada de equipamentos modernos e aprimorados métodos científicos, a estação responde pela condução das principais pesquisas voltadas a ictiofauna do Iguaçu. São 6,2 mil m2 de área alagada e uma capacidade para produzir anualmente mais de um milhão de alevinos.

As mudas de árvores são cultivadas nos hortos florestais mantidos pela Companhia em suas usinas. ?As ações cooperam com o equilíbrio do ecossistema, ajudando a manter e repovoar os rios e colaborando para a preservação das florestas ciliares?, diz o diretor de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Jonel Iurk.

continua após publicidade

Serviço:

Clevelândia

15h - Local de partida das equipes voluntárias: Praça Getúlio Vargas.

continua após publicidade

União da Vitória

14h - Perto do Copel Clube

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Copel solta 60 mil alevinos no Dia da Água"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!