MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Inep quer mudar regras para punir redações com deboche no Enem

Por Flávia Foreque BRASÍLIA, DF, 21 de março (Folhapress) - O Inep, órgão responsável pelo Enem, deve mudar o próximo edital do exame para garantir que textos com algum tipo de "inserção indevida" recebam nota zero. É o caso, por exemplo, da redação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2013, 17:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Flávia Foreque

BRASÍLIA, DF, 21 de março (Folhapress) - O Inep, órgão responsável pelo Enem, deve mudar o próximo edital do exame para garantir que textos com algum tipo de "inserção indevida" recebam nota zero.

É o caso, por exemplo, da redação que incluiu uma receita de miojo em um dos parágrafos do texto, revelado nesta semana pelo jornal "O Globo". O estudante que inseriu trecho do hino do Palmeiras também seria atingido por essa regra.

"Em respeito ao participante sério, é um tema que não pode ser desprezado. Qualquer inserção que seja por deboche ou desrespeito tem que [estar previsto] no edital que seja dado zero", disse hoje Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep.

O tema será discutido com comissão técnica responsável por elaborar o edital do próximo Enem - a previsão é de que ele seja publicado em maio. Cerca de 300 redações, de um universo de 4,1 milhões, apresentaram algum tipo de "inserção indevida".

"Eles [corretores] não poderiam dar zero de acordo com o edital, mas os textos foram fortemente penalizados", disse Costa. O texto que incluiu receita de miojo obteve nota 560; o aluno que incluiu trecho de hino de futebol recebeu 500.

A mudança no edital, segundo Costa, tem objetivo de penalizar os candidatos que querem "tumultuar o sistema".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Inep quer mudar regras para punir redações com deboche no Enem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!