MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Eleições parlamentares são marcadas para 11 de maio

SÃO PAULO, SP, 20 de março (Folhapress) - O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, assinou hoje a ata que marca para 11 de maio a eleição que substituirá o Parlamento do país. O pleito marcará a primeira vez em que o governo consegue completar um m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2013, 12:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 20 de março (Folhapress) - O presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, assinou hoje a ata que marca para 11 de maio a eleição que substituirá o Parlamento do país. O pleito marcará a primeira vez em que o governo consegue completar um mandato desde a independência do país, em 1947.

Em 65 anos de emancipação, todos os governos paquistaneses foram derrubados por golpes militares ou ações de insurgentes. Nos últimos anos, o país também sofre com a influência da rede terrorista Al Qaeda e do grupo armado Taleban.

O próximo pleito renovará as 342 cadeiras do Parlamento, sendo que 272 representantes serão escolhidos diretamente e outros 70 lugares serão reservados -60 para as mulheres e dez para as minorias religiosas. Entre o anúncio e a posse dos novos legisladores, o país será controlado por um governo interino.

Segundo observadores eleitorais, o Partido Popular do Paquistão, do premiê Raja Pervez Ashraf, deverá renovar seu mandato, obtido em 2008. Há cinco anos a agremiação conseguiu 121 cadeiras, enquanto os opositores, liderados por Chaudhry Nisar Ali Khan, obtiveram 91 assentos.

Aos dois históricos partidos se soma Imran Khan, o ex-jogador de críquete que nos últimos meses passou a se destacar como líder do Movimento pela Justiça do Paquistão ("PTI"), formação que pode roubar tirar votos da PML-N.

As novas eleições gerais foram confirmadas após dois anos de tensões entre o Executivo, o Judiciário e o Exército por acusações mútuas de corrupção e interferência em suas funções. A queda de braço provocou a queda do ex-premiê Yousuf Raza Gillani, que foi substituído por Ashraf em 2012.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Eleições parlamentares são marcadas para 11 de maio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!