MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Haiti ainda não está pronto para reconstrução, diz EUA

O governo dos Estados Unidos avalia que o Haiti ainda não está pronto para assumir totalmente o processo de reconstrução do país, disse à BBC Brasil a subsecretária de Estado americana para Democracia e Assuntos Globais, Maria Otero. Segundo ela, o t

Da Redação

·
Governo dos Estados Unidos avalia que o Haiti ainda não está pronto para assumir reconstrução
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Governo dos Estados Unidos avalia que o Haiti ainda não está pronto para assumir reconstrução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2010, 10:19:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo dos Estados Unidos avalia que o Haiti ainda não está pronto para assumir totalmente o processo de reconstrução do país, disse à BBC Brasil a subsecretária de Estado americana para Democracia e Assuntos Globais, Maria Otero.

continua após publicidade

Segundo ela, o terremoto afetou não apenas as instalações do governo, como também o quadro de funcionários – o que justificaria uma maior participação dos doadores no processo de reconstrução durante um “período de transição”.

“Concordamos completamente com a visão brasileira de que a soberania do Haiti é muito importante, mas é necessário também algum tempo para que possamos fazer uma transição”, disse a representante do governo americano, que participa do 5º Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

De acordo com Otero, a ideia deve ser discutida na próxima terça-feira, durante a conferência de doadores do Haiti, em Nova York. No encontro, o Brasil será representado pelo chanceler Celso Amorim.

“Acreditamos que a reconstrução deva estar nas mãos do governo haitiano. Mas nesse momento, se você olhar para os ministérios, para os prédios, tudo caiu. Funcionários públicos estão vivendo em tendas”, disse Otero.

O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, que também esteve no Fórum Urbano Mundial, disse que pedirá aos países doadores que “sigam” o plano que está sendo desenvolvido pelo governo haitiano e que “não façam nada por conta própria”.

continua após publicidade

Bellerive disse ainda que seu país precisará de US$ 11,5 bilhões (cerca de R$ 21 bi) para reconstruir toda a estrutura abalada pelo terremoto do dia 12 de janeiro, que deixou mais de 200 mil mortos.

Desde o desastre, o governo brasileiro tem defendido que o processo de reconstrução do Haiti seja liderado pelas autoridades haitianas, com a ajuda estrangeira sendo coordenada pela ONU.

Durante uma conferência em Montreal para discutir o assunto, há dois meses, o chanceler Celso Amorim disse que os os doadores “não estão aqui para substituir as autoridades legítimas do Haiti”.

continua após publicidade

Atores externos

Uma das possibilidades, de acordo com Otero, é de que os países e instituições doadoras – entre eles Estados Unidos, Brasil, Banco Mundial e Nações Unidas – criem um tipo de “autoridade central”, que represente os atores externos durante um período que será determinado pelo governo haitiano.

continua após publicidade

Ainda segundo a subsecretária, toda a discussão em torno da reconstrução do Haiti dentro do governo americano está sendo “bastante coordenada” com o governo haitiano e os doadores.

“Os Estados Unidos certamente não estão discutindo isso sozinhos, imaginando ter todas as repostas”, disse Otero.

“Qualquer que seja a determinação feita durante esse período de transição, será feita com o governo do Haiti totalmente envolvido no processo decisório”, acrescentou a subsecretária.

Segundo ela, a reunião de todos os doadores, na próxima de terça-feira, será uma oportunidade “importante e incomum” para os países doadores “fazerem a coisa certa”.

“Vamos discutir não só os valores, mas também o processo. E a coisa mais importante é ter um planejamento coordenado, com todas essas pessoas em volta da mesa”, disse Otero.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Haiti ainda não está pronto para reconstrução, diz EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!