MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente Obama contesta proibição a casamento gay

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama,  pediu à Suprema Corte dos EUA para derrubar a proibição do casamento homossexual na Califórnia, invocando argumentos legais que estabelecem as bases para a expansão do casamento gay mesmo nos Estados que

Da Redação

·
Presidente Obama contesta proibição a casamento gay
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.03.2013, 10:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:33:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu à Suprema Corte dos EUA para derrubar a proibição do casamento homossexual na Califórnia, invocando argumentos legais que estabelecem as bases para a expansão do casamento gay mesmo nos Estados que atualmente não o reconhecem.

Mas o governo ficou aquém de declarar seu apoio a um direito constitucional para o casamento gay que seria aplicado imediatamente em todos os 50 Estados, como alguns defensores havia pedido para ser feito. Para a gestão Obama, a Suprema Corte poderia resolver o caso "concentrando-se nas circunstâncias específicas apresentadas pela lei da Califórnia e do reconhecimento que ela dá a pessoas do mesmo sexo."

A Califórnia tem uma lei estadual de parceria doméstica que concede direitos aos casais gays semelhantes aos dos casais heterossexuais. Segundo a Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, cinco Estados permitem uniões civis e outros sete Estados mais o Distrito de Columbia permitem parcerias domésticas, em que casais gays podem receber alguns ou a maioria dos direitos de casais heterossexuais.

Ao negar aos gays o direito de se casarem, ao mesmo tempo em que concede aos parceiros do mesmo sexo todos os direitos materiais do casamento, a Califórnia "nega-lhes a proteção igual perante a lei", como garantido pela Constituição dos EUA, argumentou o governo Obama para a Suprema Corte.

A Organização Nacional para o Casamento, uma das principais opositoras do casamento gay, rejeitou os argumentos do governo e espera que a Suprema Corte "inocente os votos de mais de sete milhões de californianos para proteger o casamento". O grupo acrescentou que "não há direito para redefinir o casamento em nossa Constituição." As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente Obama contesta proibição a casamento gay"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!