Geral

Chuva diminui mas trânsito e problema em linha de trem persistem

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 14 de fevereiro (Folhapress) - Pancadas de chuva forte atingiram a capital paulista durante a tarde de hoje. Apesar da melhora no tempo, ainda havia reflexos de problemas no trânsito da cidade - somente a marginal Pinheiros tinha 7 km de filas no sentido Castello Branco. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda registrava, às 22h15, 134 semáforos tinham problemas e ao menos 17 árvores tinham caído. No mesmo horário, ainda havia falha na circulação da linha 8-diamante.

Desses semáforos com problemas, 41 estavam em amarelo piscante e os outros 92 estavam apagados. Segundo a CET, a média é de 40 equipamentos com falhas em dias de chuva.

A cidade de São Paulo deixou o estado de atenção por volta das 19h50. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) ainda registrava cinco pontos de alagamento - dois eram transitáveis.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), as chuvas acumularam 26,3 mm de água. Desde o início do mês, já choveu 67% do esperado (150 mm de 217 mm previstos).

Apenas na estação de Pinheiros, hoje foi registrado volume de 100 mm de chuvas, o que representa 46% do índice esperado para todo o mês de fevereiro.

Trânsito

Às 22h30 a marginal Pinheiros tinha 7 km de filas no sentido da rodovia Castello Branco, nas pistas expressa e local. O congestionamento se estendia da rua Américo Brasiliense até a ponte Eusébio Matoso. Havia ainda outro ponto de lentidão, entre a ponte Cidade Universitária e a ponte do Jaguaré.

A avenida Doutor Gastão Vidigal tinha trecho de retenção da rua Major Paladino até a rua Apecatu, por 2,4 km.

Já o corredor entre as avenidas Rebouças e Eusébio Matoso tinha registro de problemas entre a rua Cristiano Viana e a avenida Pedroso de Morais, por 1,5 km.

Trens

A circulação de trens funcionava em via única entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) por causa de um alagamento.

Por volta das 18h, a circulação foi completamente interrompida. Após a melhora no serviço, a SPTrans desativou o Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) às 20h25. A ação, com 30 ônibus, fez o transporte dos passageiros entre as estações Lapa e Barra Funda da linha 8-diamante por duas horas.

Às 22h30, o serviço já tinha sido normalizado na linha 7-rubi, linha 11-coral, e na linha 10-turquesa.



Veja os pontos de alagamento intransitáveis:



- rua Alvarenga, altura da avenida Afrânio Peixoto, sentido bairro;

- avenida Brigadeiro Faria Lima, na rua Tucumã, sentido Pinheiros.



Veja os pontos de alagamento transitáveis:



- rua Alvarenga, altura da rua Reação, ambos os sentidos;

- avenida Engenheiro Billings, altura da avenida Alexandre Mackenzie, sentido Interlagos;

- avenida Pedroso de Morais, na rua Banibas, sentido único.



Previsão

De acordo com o órgão, os próximos dias terão condições meteorológicas típicas de verão, com sol, variação de nuvens e temperaturas elevadas. Os termômetros devem oscilar entre 19ºC e 30ºC. Chuvas de verão devem atingir a região metropolitana no final do dia.

O tempo permanece instável no sábado, com temperaturas mínima de 19ºC e máxima de 29ºC. Ao final da tarde, deve aumentar a nebulosidade e há condições para pancadas de chuva forte.

 

continua após publicidade