MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Filme chileno é o primeiro favorito ao Urso de Ouro em Berlim

Por Rodrigo Salem, Enviado especial BERLIM, ALEMANHA, 10 de fevereiro (Folhapress) - O cinema chileno vive um momento especial. Além da indicação ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro para "No", de Pablo Larraín, o país é o primeiro favorito ao Urs

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2013, 15:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Rodrigo Salem, Enviado especial

BERLIM, ALEMANHA, 10 de fevereiro (Folhapress) - O cinema chileno vive um momento especial. Além da indicação ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro para "No", de Pablo Larraín, o país é o primeiro favorito ao Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim com a exibição de hoje do longa "Gloria", de Sebastián Lelio.

A produção foi a primeira da competição a arrancar aplausos entusiasmados da plateia de jornalistas e a protagonista, Paulina Garcia, foi aplaudida de pé em sua entrevista coletiva, minutos após a sessão.

O drama com certas pitadas de humor negro --produzido por Larraín, o que garante um certo clima familiar à trama-- acompanha uma mulher de 58 anos em sua vida diária. A diferença é que não é um retrato comum de uma senhora vivendo com gatos enclausurada em seu apartamento.

Gloria (a personagem, vivida com uma intensidade impressionante por Paulina, que já parte na frente pelo Urso de Prata) é uma mulher ativa, em busca de sexo, mas sem entrar na paranóia que surge se ele não acontecer. Quando o gato do vizinho a visita, ela o enxota. Se emociona com fotos antigas, mas não é presa aos filhos. Gosta de música, é independente.

"A humanidade está enfrentando uma nova situação social: a vida está cada vez mais prolongada. Ter 60 anos não é a mesma coisa hoje do que era há antes, sinônimo de uma idosa em casa", diz o diretor Sebastián Lelio, que também traça um paralelo com uma geração perdida nos anos de chumbo de Pinochet no Chile.

"É um novo capítulo que se abre para essas pessoas e o longa explora esse novo sonho de vida. Mas não é apenas no Chile, e sim no mundo todo. Estamos dizendo para os mais jovens que há um longo caminho adiante", afirma Lelio.

Durante a projeção de "Gloria", a música brasileira aparece duas vezes. Em um sarau visitado pela protagonista, uma garota canta "Águas de Março" e, momentos depois, Gloria dança em um clube ao som de "Lança Perfume", de Rita Lee.

"Desde o começo eu sabia que esse filme precisaria ter algo de Bossa Nova, um certo balanço e equilíbio entre a dor e a ternura", explica o cineasta. "Espero que tenha conseguido isso."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Filme chileno é o primeiro favorito ao Urso de Ouro em Berlim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!