Geral

Prefeito de São Paulo quer transformar clube-escola em CEUs

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 6 de fevereiro (Folhapress) - O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou hoje que pretende criar 20 novos CEUs (Centros Educacionais Unificados). Segundo Haddad, a ideia é usar áreas já existentes, como os clubes-escola.

De acordo com o prefeito, será possível criar as unidades em áreas superiores a 50 mil metros quadrados. A prefeitura deverá construir o bloco esportivo-cultural, salas de aula e biblioteca junto com os espaços já existentes.

O CEU é um complexo educacional que abriga no mesmo terreno áreas culturais, esportivas e três unidades de ensino - creche, pré-escola e escola de ensino fundamental - o CEU é uma das principais bandeiras do PT em São Paulo, pois foi iniciado pela administração da petista Marta Suplicy (2001-2004), que construiu as primeiras 21 unidades dos escolões.

A partir de 2006, quando Gilberto Kassab (PSD) assumiu a prefeitura, o projeto foi ampliado, com a construção de outros 24 novos CEUs.

Segundo Haddad, a prefeitura contará com o apoio do MEC (Ministério da Educação) para a construção das novas unidades. "A Secretaria de Infraestrutura e Obras e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano já estão fazendo os projetos para serem apresentados para o MEC. Eu acredito que a gente consiga licitar uma boa parte das unidades ainda esse ano", disse o prefeito.

Haddad disse que a prefeitura quer deixar de ter espaços públicos ociosos. "O conceito para isso é transformá-los em equipamentos multiuso sem prejuízo das atividades. Isso evita que eu tenha que desapropriar e contratar novos projetos", afirmou Haddad.
 

continua após publicidade