MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Documento autoriza morte de americano que é "ameaça

SÃO PAULO, SP, 5 de fevereiro (Folhapress) - Pela primeira vez, um documento que respalda a execução, sem julgamento, de americanos supostamente ligados à Al Qaeda foi tornado público nos EUA. O texto de 16 páginas do Departamento de Justiça -divulgado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.02.2013, 21:36:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 5 de fevereiro (Folhapress) - Pela primeira vez, um documento que respalda a execução, sem julgamento, de americanos supostamente ligados à Al Qaeda foi tornado público nos EUA.

O texto de 16 páginas do Departamento de Justiça -divulgado pela rede NBC News- determina que é legal matar um cidadão americano se um "um alto funcionário" decidir que o alvo "representa uma ameaça iminente de ataque violento contra os EUA".

Não é necessário, portanto, haver dados de inteligência que indiquem sua associação com a Al Qaeda ou com um plano de ataque aos EUA.

Em setembro de 2011, a justificativa já havia sido usada pelo governo para defender a morte do clérigo radical Anwar al-Awlaki num ataque com drones no Iêmen. Mas só agora a orientação aparece num documento oficial.

O texto determina que, além de constatar a "ameaça iminente" -critério subjetivo o suficiente para gerar ações controversas--, seria preciso determinar que não há condições de capturar a pessoa e que a ação será conduzida "de maneira consistente com os princípios da lei da guerra".

O assunto volta à tona na semana em que será sabatinado no Senado o indicado por Obama para assumir a CIA (inteligência), John Brennan, um dos "arquitetos" da campanha do uso de drones.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Documento autoriza morte de americano que é "ameaça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!