MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em "Lado a Lado', Chico enfrenta preconceito no futebol

Por Julia Couto SÃO PAULO, SP, 3 de fevereiro (Folhapress) - Nesta semana, a novela das seis, "Lado a Lado' (Globo), destaca algo curioso da história do Brasil: na época em que a trama se passa -a década de 1910-, para jogar futebol, os negros tinham d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2013, 13:30:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Julia Couto

SÃO PAULO, SP, 3 de fevereiro (Folhapress) - Nesta semana, a novela das seis, "Lado a Lado' (Globo), destaca algo curioso da história do Brasil: na época em que a trama se passa -a década de 1910-, para jogar futebol, os negros tinham de passar talco ou pó de arroz no rosto, pois o esporte era exclusivo dos brancos e ricos.

No folhetim, Chico (César Mello) será convidado por Albertinho (Rafael Cardoso) para entrar no time de futebol, já que Teodoro (Daniel Dalcin) não poderá jogar. Para convencer o faxineiro, Albertinho lhe oferece dinheiro.

"Ele sempre sonhou em jogar', diz César Mello. E, para que Chico seja aceito no time, o mauricinho passará pó de arroz em seu rosto, fazendo com pareça ser branco. Tal prática, segundo relatos, realmente ocorreu na história do futebol brasileiro.

"Estamos falando da ironia do futebol ter entrado no Brasil por meio de uma elite racista e hoje ser o nosso esporte mais popular', conta o coautor da novela, João Ximenes Braga. O faxineiro impressionará a todos com sua habilidade. "Fiz muitas aulas para fazer a cena. Driblei, fiz gol de bicicleta. Nem precisei de dublê', diz o ator.

Quem não se conformará é Zé Maria (Lázaro Ramos), que entrará em campo para criticar o amigo. Como ele, Chico também luta capoeira, esporte que, naquele período, era restrito a negros e pobres. "Isso fará Chico cair na real', diz Mello, cujo personagem seguirá jogando, mas sem aceitar as condições e a grana de Albertinho.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em "Lado a Lado', Chico enfrenta preconceito no futebol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!