MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rajoy nega acusações de corrupção e diz que divulgará declaração de renda

SÃO PAULO, SP, 2 de fevereiro (Folhapress) - O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, respondeu hoje às acusações de corrupção divulgadas pelo jornal "El País". O premiê se comprometeu a publicar sua declaração de renda e patrimônio na semana que ve

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2013, 13:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 2 de fevereiro (Folhapress) - O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, respondeu hoje às acusações de corrupção divulgadas pelo jornal "El País". O premiê se comprometeu a publicar sua declaração de renda e patrimônio na semana que vem na internet.

O premiê disse que tudo o que está dito nos papéis obtidos pelo jornal é falso e disse que não vai deixar o cargo. "Estou na política para mudar as coisas, não para meu partido, mas para os espanhóis".

"Não recebi nem distribui dinheiro falso, nem neste partido nem em qualquer lugar. É falso".

Rajoy também negou acusações de que teria uma conta na Suíça e disse que as acusações de pagamentos ilegais são "infâmias".

Segundo o "El País", diversos dirigentes do PP (Partido Popular, de direita), do qual faz parte Rajoy, receberam pagamentos ilegais em dinheiro vindos de empresas privadas. O próprio premiê teria recebido entre 1997 e 2008, pagamentos trimestrais ou semestrais que somavam 25,2 mil euros ao ano.

"Não entrei na política para ganhar dinheiro", disse Rajoy.

Barcenas

Nos papéis obtidos por "El País", figuram numerosas doações de empresas da construção civil, entre elas três envolvidas no chamado caso Gürtel, em fase de tramitação judicial. O novo escândalo abala ainda mais a credibilidade de Rajoy, 57, cujo governo enfrenta uma forte recessão e um dos maiores índices de desemprego da União Europeia.

Os documentos do "El País" teriam sido mantidos por dois ex-tesoureiros do PP, Álvaro Lapuerta e Luis Bárcenas. Este último renunciou ao cargo após juízes terem iniciado investigações sobre seu possível envolvimento em pagamentos ilegais para membros do partido vindos de empreiteiras e outras empresas que adquiriram contratos com o governo espanhol.

Os documentos, na forma de cadernos manuscritos com registro de entradas de dinheiro, revelam mecanismo que lembra bastante o utilizado no Brasil, no chamado "mensalão", conforme ficou provado no julgamento do Supremo Tribunal Federal. O PP nega as transações ilegais.

O procurador-geral espanhol, Eduardo Torres-Dulce, afirmou que há indícios suficientes para que as acusações sejam investigadas, e que Rajoy poderia ser interrogado, se necessário. Segundo declaração dada ao canal 13TV, Torres-Dulce deve se decidir entre abrir um novo inquérito ou incorporar as alegações a um outro caso, já em curso, nos próximos dias.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rajoy nega acusações de corrupção e diz que divulgará declaração de renda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!