MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente francês visita o Mali para apoiar tropas

SÃO PAULO, SP, 2 de fevereiro (Folhapress) - O presidente francês François Hollande desembarcou hoje no Mali, para uma visita de um dia, para apoiar as tropas francesas. Hollande visita o país acompanhado pelos ministros da Relações Exteriores, Laurent

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2013, 11:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:34:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 2 de fevereiro (Folhapress) - O presidente francês François Hollande desembarcou hoje no Mali, para uma visita de um dia, para apoiar as tropas francesas.

Hollande visita o país acompanhado pelos ministros da Relações Exteriores, Laurent Fabius, da Defesa, Jean-Yves Le Drian, e do Desenvolvimento, Pascal Canin.

O presidente foi a Timbuktu, onde foi recebido por soldados franceses e malinenses que reconquistaram recentemente a cidade do norte do Mali, ocupada durante meses por grupos islamitas armados. O líder francês também deve visitar a capital, Bamaco.

Hollande, acompanhado pelo presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, visitará uma mesquita histórica e o centro de conservação de manuscritos antigos.

O líder francês é esperado para delinear a próxima fase da missão francesa no país.

Insurgência

O norte do Mali começou a ser ocupado por radicais islâmicos em abril do ano passado, quando o país africano sofreu um golpe de Estado. A instabilidade política permitiu o avanço dos grupos extremistas e dos tuaregues, fazendo com que o governo central não conseguisse controlar a região.

A ofensiva francesa no país africano começou no dia 11, a pedido do governo local. A França já destacou cerca de 4.500 soldados para a ofensiva, destinada a combater o controle de islamistas, que dura dez meses.

Na quinta, o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, disse que apoia o envio de tropas da ONU (Organização das Nações Unidas) para garantir a paz no Mali. Ele também defendeu o reconhecimento pelo governo local dos tuaregues, que disputam uma região no norte do país.

O francês ainda afirmou que o policiamento da região será de responsabilidade das forças de segurança do Mali, que estão sendo treinadas por soldados europeus em países vizinhos para lidar com a insurgência. No entanto, aprovaria uma força de paz da ONU para manter a ordem no país.

A possibilidade começará a ser discutida pelo Conselho de Segurança da ONU nesta semana.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente francês visita o Mali para apoiar tropas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!