Geral

Jacaré que matou cães em propriedade rural é apreendido

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Jacaré que matou cães em propriedade rural é apreendido
fonte: Polícia Ambiental
Jacaré que matou cães em propriedade rural é apreendido

Integrantes da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina realizaram ontem (15) resgate de um Jacaré do papo amarelo adulto, animal selvagem nativo, que estava dentro da lagoa de uma propriedade rural no município de Arapongas. O animal havia sido capturado em uma armadilha pelo morador da propriedade.

Ele relatou à equipe de policiais ambientais que o jacaré apareceu no lago há cerca de seis meses, acrescentando que animal é feroz e tinha atacado e matado dois cachorros da propriedade.

O capitão Ricardo Fardim Eguedis, comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental, explica que como no local moram crianças filhos do funcionário da propriedade, e existia o risco de acidentes, foi montada a armadilha e capturado o animal, que depois foi entregue aos policiais militares ambientais em perfeitas condições de saúde.

O jacaré adulto tem em torno de vinte e cinco quilogramas, com idade em torno de um a dois anos, mede cerca de 120 cm de comprimento. Segundo a Polícia Ambiental, o animal em sua fase adulta pode chegar a ter até 2,5 metros de comprimento médio e cerca 150 kg. O réptil não apresenta nenhum sinal de ferimentos, doenças ou domesticação.

O animal é típico de áreas de alagados e região do Pantanal e rio Paraná, principal mentes nas beiras de rios e córregos, é também encontrado em regiões mais quentes do estado, região oeste na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul.

O capitão Eguedis acrescente que o réptil apreendido em Arapongas será solto no em área de proteção ambiental permanente depois de verificado local com biólogo, sendo este local o mais longe possível do risco de acidentes com seres humanos, protegendo pessoas e o próprio animal.

continua após publicidade