Geral

Prefeitura inicia serviços de limpeza e roçagem

Da Redação ·
A primeira frente de trabalho autorizada pelo prefeito Beto Preto contempla as entradas da cidade
fonte: Edson Denobi
A primeira frente de trabalho autorizada pelo prefeito Beto Preto contempla as entradas da cidade

O prefeito de Apucarana, médico Beto Preto (PT), determinou ontem (03/02) que fossem iniciados trabalhos de roçagem e limpeza geral da cidade. Após vistoria no pátio de máquinas, já no primeiro dia de mandato, o novo gestor verificou que além do tempo úmido e quente, tradicional nos meses de janeiro e que contribui para o crescimento ainda mais rápido da vegetação, a Prefeitura de Apucarana vai enfrentar neste início de ano outras dificuldades para dar atendimento à grande demanda.

“Recebemos a estrutura de serviços públicos com equipamentos parados por falta de peças e outros simplesmente sucateados. Sem contar que hoje é de conhecimento público que o setor possui poucos funcionários. Para se ter uma ideia, no final da década de 90, quando a cidade era menor, existiam para a varrição 112 garis. Hoje, a cidade é bem maior, mas são apenas 22 garis”, revela Beto.

A primeira frente de trabalho autorizada pelo prefeito contempla as entradas da cidade. Nesta quinta-feira, o serviço foi executado na Avenida Brasil, acesso para quem vem da região de Londrina. “Pedimos a compreensão da população. Iniciamos com a herança de um potencial de trabalho reduzido, mas já trabalhamos para recuperar o mais rápido possível o maquinário que está danificado e fazer o melhor com a estrutura que temos em mãos. São poucas roçadeiras e dos três tratores para roçagem, apenas um está apto para o trabalho”, informa o prefeito. Segundo ele, um balanço já está sendo concluído e encaminhado para que o setor de compras e licitações possa dar andamento aos processos administrativos visando as aquisições necessárias. “Quanto à carência de mão de obra, é um problema que vamos resolver mediante a realização de um concurso público”, ponderou o gestor.

continua após publicidade
confira também

Planejamento - Após conclusão da limpeza e roçagem dos acessos ao município, os trabalhos vão atender à área central, bem como aos prédios públicos, como unidades básicas de saúde, escolas, centros infantis, praças esportivas e parques municipais. “Infelizmente existem bairros que estão há uma década sem varrição adequada. A pouca limpeza que houve foi feita pelos próprios moradores, o que é inaceitável em uma cidade do porte de Apucarana”, conclui o prefeito Beto Preto.

Semáforos – Outra medida imediata anunciada nesta quinta-feira pelo novo prefeito de Apucarana foi o início da sincronização dos semáforos da área central. “Esta é uma ação que não precisa de nenhum investimento adicional e depende apenas de competência técnica. É uma medida mais do que simples, básica, mas que certamente vai contribuir para dar maior fluidez ao trânsito, problema que hoje é uma das maiores reclamações da população”, comentou Beto. De acordo com ele, intervenções mais profundas no sistema viário serão discutidas neste primeiro semestre e começam a serem aplicadas no segundo estágio do ano.

População – O prefeito Beto Preto disse contar com a contrapartida da população no que tange o trabalho de roçagem e limpeza pública. “A prefeitura, enquanto poder público, vai fazer a sua parte no patrimônio municipal, e conta com o mesmo zelo dos proprietários de lotes e outros imóveis urbanos”, pediu.