Geral

Senado adia votação de casamento gay para 2013

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 26 de dezembro (Folhapress) - O Senado do Uruguai postergou hoje a votação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, marcada para a sessão extraordinária desta manhã.

Na sessão, que ocorre em meio ao recesso parlamentar para tratar diversos projetos de lei, a Frente Ampla aceitou o pedido da oposição para adiar a votação para que o texto seja estudado e deve ocorrer em março de 2013. As bancadas acordaram por unanimidade o adiamento e o novo prazo não deve passar de abril do próximo ano.

O projeto sustenta que "o matrimônio é a união permanente entre duas pessoas de igual ou distinto sexo" já recebeu a sanção da Câmara dos Deputados em 12 de dezembro com o apoio de todos os representantes da Frente Ampla e de boa parte da oposição.

O adiamento foi recebido com decepção nas redes sociais, através das quais havia sido convocada uma grande concentração na frente do Parlamento para acompanhar a votação.

Nos últimos anos, o Uruguai legalizou a união civil de homossexuais e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, além de permitir a mudança de nome e sexo e o ingresso de homossexuais nas Forças Armadas.
 

continua após publicidade