Geral

CNH poderá ser renovada pela internet a partir de janeiro

Da Redação ·

Motoristas de Apucarana, Arapongas e todo o Paraná que necessitem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão realizar o procedimento pela internet a partir de janeiro e não precisarão ir até o Departamento de Trânsito do Estado repetir o processo de biometria, fotografia e agendamento de exame médico. Segundo o Detran, em 2013 cerca de 527 mil renovações, quase 64% do total previsto para o ano no Paraná, serão feitas de forma não presencial.

O novo sistema pela internet está em implantação e deve ser disponilizado já na primeira quinzena de janeiro, como já ocorre com a solicitação da segunda via da CNH, do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e da Permissão Internacional para Dirigir (PID), feitos pelo site www.detran.pr.gov.br.

O chefe da 15ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Fernando Garcia Algarte, explica que a partir de janeiro o motorista não precisará sequer solicitar a renovação automática de sua habilitação. "Quando sua CNH estiver para vencer, o condutor de veículo receberá pelos Correios um aviso com prazo e código de barras para o pagamento do novo documento", afirma Algarte.
Segundo ele, o valor continua R$ 101,79 e, depois de pago, permitirá que seja feito, pelo site do Detran, o agendamento da consulta médica, exigida pela legislação de trânsito. Na clínica, será feita a biometria, que é a identificação do motorista por sua impressão digital e garante a segurança do processo.

continua após publicidade

Destas forma, se ele for aprovado no exame de saúde fisica, o Detran emitirá automaticamente a nova CNH, usando a fotografia do documento anterior. O documento chega no endereço cadastrado no prazo máximo de cinco dias úteis.

Para evitar erros e atualizar o banco de imagens o motorista fará a renovação de forma presencial, mas somente a cada 10 anos. Assim, um condutor com 19 anos de idade renovará sua CNH automaticamente por duas vezes - de cinco em cinco anos - para então, com 34 anos de idade ir ao Detran para atualizar foto e biometria.