MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Bento 16 celebra Missa do Galo

SÃO PAULO, SP, 24 de dezembro (Folhapress) - O papa Bento 16 celebra a tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro do Vaticano, a oitava de seu Pontificado. Da mesma forma que nos últimos três anos, a celebração acontece duas horas antes da meia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2012, 21:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 24 de dezembro (Folhapress) - O papa Bento 16 celebra a tradicional Missa do Galo na basílica de São Pedro do Vaticano, a oitava de seu Pontificado.

Da mesma forma que nos últimos três anos, a celebração acontece duas horas antes da meia-noite, para poupar o papa - quase 86 anos - que amanhã também conduzirá as demais cerimônias do Natal.

Em uma noite fria, mas clara e estrelada, o pontífice celebra a missa na qual a Igreja lembra o nascimento de Jesus.

Bento 16 chegou ao templo no pedestal móvel que já utilizou nos últimos meses para se deslocar pela longa Basílica de São Pedro para evitar esforços físicos, sendo amparado com aplausos pelos milhares de fiéis que desde várias horas antes enchem o templo.

O rito, que conta com a participação de mais de 30 cardeais, começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, o antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado no princípio da missa, em latim, por um cantor da Capela Sistina. Junto ao altar maior, da Confissão, foi colocado um Menino Jesus.

A Missa do Galo é acompanhada por milhares de fiéis procedentes de todo o mundo. Há dias já não resta nenhuma entrada - que são gratuitas - para a cerimônia.

Mais cedo, o papa acendera o Círio da Paz e inaugurar o presépio do Vaticano.

Doada pela região da Basilicata, a montagem deste ano possui estátuas de Santo Antônio e de São Nicolau dos Gregos. Ao lado direito do presépio, há a representação do nascimento de Jesus.

O presépio, de cerca de 150 metros quadrados e mais de 100 estátuas de terracota, foi criado pelo artista Francesco Artese, considerado um dos mais importantes representantes da escola presepista da Itália.

A ambientação reproduz os famosos "sassi" de Matera, casas escavadas na rocha e que são desde 1993 patrimônio da humanidade declarado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Bento 16 celebra Missa do Galo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!