MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Enviado da ONU se encontra com ditador para discutir conflito

SÃO PAULO, SP, 24 de dezembro (Folhapress) - O enviado internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi, se reuniu hoje com Bashar Assad, e afirmou que ainda que a situação seja "preocupante", espera qu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2012, 11:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade







SÃO PAULO, SP, 24 de dezembro (Folhapress) - O enviado internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Liga Árabe para a Síria, Lajdar Brahimi, se reuniu hoje com Bashar Assad, e afirmou que ainda que a situação seja "preocupante", espera que todas as partes cheguem a uma solução ao conflito.

Em breves declarações aos jornalistas que cobriam o encontro, Brahimi explicou que conversou sobre "seus pontos de vista e os passos que devem ser dados para acabar com a crise" que começou em março de 2011.

"A situação é preocupante, mas espero que todas as partes cheguem à solução a que aspira o povo sírio", disse.

Ele não revelou que tipo de propostas fez a Assad, mas fontes diplomáticas apontam previamente que se trate de uma iniciativa para formar um governo de transição. O enviado teria pedido ao ditador que nomeie uma série de ministros para representar o o regime nesse novo governo.

Por outro lado, Assad assegurou hoje que seu regime apoia qualquer iniciativa que busque "o bem do povo sírio e proteja a soberania do país", segundo delcarações difundidas pela mídia oficial síria.

Ele insistiu que os esforços para o fim do conflito devem respeitar a soberania e independência da Síria.

O mediador se encontrará também com membros da oposição do Conselho de Coordenação Nacional, entre outros grupos.

Ingerência

Ontem, o ministro da Informação da Síria, Omram al Zubi, disse que o regime recusa qualquer tipo de ingerência estrangeira sobre o país e defendeu novamente que os diálogos sobre a crise sejam feitos apenas por sírios, o que a oposição rejeita.

Ele disse também ter provas de que a Turquia está fornecendo armas aos opositores e pediu que o país seja julgado por tribunais internacionais. Zubi ainda criticou as forças da oposição por não ter coragem para dialogar com o governo.

Desde o início dos confrontos, em março de 2011, mais de 40 mil pessoas morreram no país, segundo ativistas. A ONU (Organização das Nações Unidas) informa que mais de 500 mil pessoas se refugiaram em países vizinhos e outros 2,5 milhões se deslocaram dentro do país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Enviado da ONU se encontra com ditador para discutir conflito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!