MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo-EUA - (Atualizada)

Obama confirma Kerry como secretário de Estado SÃO PAULO, SP, 21 de dezembro (Folhapress) - O presidente Barack Obama indicou hoje o senador John Kerry para secretário de Estado. Ele é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e se candidato

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.12.2012, 18:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade


Obama confirma Kerry como secretário de Estado



SÃO PAULO, SP, 21 de dezembro (Folhapress) - O presidente Barack Obama indicou hoje o senador John Kerry para secretário de Estado. Ele é presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e se candidatou à Presidência pelo Partido Democrata em 2004. Ele agora irá suceder Hillary Clinton.

Há alguns meses, a atual secretária de Estado afirmava que queria deixar o cargo no início do segundo mandato de Obama, que começará em janeiro de 2013.

Senador por Massachusetts, Kerry teve um importante papel na corrida política de Obama, principalmente por designá-lo para pronunciar o discurso mais importante da Convenção Democrata de 2004, quando ainda era um político desconhecido.

Durante o anúncio da nomeação, Obama afirmou esperar que Kerry seja confirmada "rapidamente".

No último dia 13, a embaixadora dos EUA para a ONU, Susan Rice, retirou seu nome das considerações para suceder Clinton. A desistência foi apresentada sob a justificativa de que a indicação dela ao cargo acarretaria numa "longa e custosa" batalha pela aprovação do Senado.

O recuo foi uma derrota para Obama, já que cede a pressões feitas por congressistas republicanos que declararam considerar Rice inapta para o cargo por causa das entrevistas que concedeu, em nome do governo, logo após um ataque ao consulado do país em Benghazi, na Líbia, que matou o embaixador Chris Stevens, em 11 de setembro passado.

Nas entrevistas, Rice propagava a versão inicialmente dada pela Casa Branca de que o ataque era resultado de um protesto contra um vídeo de sátira ao islã. Mais tarde, a própria Casa Branca começou a tratar o caso como um ato de terrorismo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo-EUA - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!