Geral

Alckmin anuncia compra de 22 VLTs para a Baixada Santista

Da Redação ·





Por André Monteiro

SÃO PAULO, SP, 21 de dezembro (Folhapress) - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou hoje a compra de 22 VLTs (Veículos Leves sob Trilhos) que serão utilizados para ligar as cidades de Santos e São Vicente, ambas no litoral sul do Estado de São Paulo.

A expectativa é que o novo sistema de transporte seja disponibilizado ao público em maio de 2014. De acordo com o governador, o edital para execução das obras será publicado ainda neste ano e a construção dos trilhos deve ter início no começo de 2013.

O primeiro trecho dos trilhos terá extensão de 11 km e vai ligar o terminal Porto, em Santos, ao terminal Barreiros, em São Vicente. O preço das tarifas ainda não foi decidido.

Cada VLT, uma espécie de bonde moderno, tem sete vagões, 2,65 metros de largura, 44 metros de comprimento e capacidade para levar 400 usuários por vez. Os veículos também são equipados com ar-condicionado.

De acordo com estimativas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), o VLT deverá transportar cerca de 70 mil usuários por dia. Considerando o sistema integrado entre ônibus e veículos leves, o número chega a 220 mil passageiros por dia.

Estão previstas duas expansões para os trilhos, uma até a cidade de Praia Grande e outra até o terminal Valongo, em Santos. Quando finalizada, a linha terá 17 km de extensão. Segundo a EMTU, o trecho poderá ser percorrido em 30 minutos, o que representa redução de 33% no tempo de viagem feito por carro.
 

continua após publicidade