Geral

"O Palhaço" está fora da corrida pelo Oscar de filme estrangeiro

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 21 de dezembro (Folhapress) - "O Palhaço", de Selton Mello, está fora da corrida pelo Oscar 2013. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje os nove filmes que disputarão as cinco vagas restantes para a categoria de melhor filme estrangeiro do prêmio mais badalado do cinema mundial.

A produção brasileira foi preterido em uma seleção sem grandes surpresas. "Amor", de Michael Haneke, chega como favorito como representante da Áustria. Mas outra vaga certa é de "Intocáveis", a comédia francesa que é um dos fenômenos de bilheteria de 2012 -foram mais de 420 milhões de espectadores em todo o mundo.

O canadense "A Feiticeira da Guerra" e o dinamarquês "O Amante da Rainha" são outros dois destaques com boas chances de figurarem na lista final, que será divulgada em 10 de janeiro.

Da América Latina, o chileno "No", de Pablo Larraín, comprovou sua ascensão nos últimos meses e foi lembrado pela centenas de membros que precisaram ver os 71 filmes inscritos para a categoria.

Esses acadêmicos escolhem seis filmes, enquanto um comitê menor escolhe mais três longas para não haver nenhuma distorção como a que ocorreu com "Cidade de Deus" em 2002, que não foi indicado para filme estrangeiro, mas concorreu no ano seguinte a várias categorias principais.



*

Veja a lista dos semifinalistas ao Oscar de filme estrangeiro:

- "Amor" (Áustria)

- "No" (Chile)

- "A Feiticeira da Guerra" (Canadá)

- "O Amante da Rainha" (Dinamarca)

- "Intocáveis" (França)

- "The Deep" (Islândia)

- "Kon-Tiki" (Noruega)

- "Além das Montanhas" (Romênia)

- "Sister" (Suiça)
 

continua após publicidade