MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Universidades estaduais terão cota para aluno da rede pública

SÃO PAULO, SP, 20 de dezembro (Folhapress) - O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lançou hoje programa para garantir reserva de vagas em universidades estaduais paulistas para estudantes de escolas públicas. O projeto ainda deverá ser aprov

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2012, 16:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 20 de dezembro (Folhapress) - O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) lançou hoje programa para garantir reserva de vagas em universidades estaduais paulistas para estudantes de escolas públicas. O projeto ainda deverá ser aprovado pelos conselhos de cada universidade.

O programa -que deve atingir o objetivo em três anos- quer garantir 50% das vagas de cada curso e turno das universidades e ainda reservar 35% das vagas para negros, pardos e indígenas.

Caso seja aprovado, o Pimesp (Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista) passará a valer em 2016 e vai incluir universidades como USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade do Estado de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista).

A primeira meta deverá ser cumprida em 2014, quando 35% dos estudantes universitários deverão ser concluintes do ensino público. No próximo ano, o índice será aumentado para 43%, e deve chegar a 50% em 2016.

O curso do Pimesp vai selecionar os candidatos por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e terá duração de dois anos. Os estudantes que tiverem aproveitamento do 70% no término do primeiro ano terão direito à vaga em cursos da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado). Quem completar o curso garante acesso à Fatec e às universidades estaduais.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Universidades estaduais terão cota para aluno da rede pública"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!