MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente chega à Alemanha para retirar coágulo cerebral

SÃO PAULO, SP, 20 de dezembro (Folhapress) - O presidente do Iraque, Jalal Talabani, 79, chegou hoje à Alemanha para retirada de um coágulo cerebral ocasionado por um derrame. O desembarque do mandatário foi confirmado pelo ministro de Relações Exterio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2012, 13:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 20 de dezembro (Folhapress) - O presidente do Iraque, Jalal Talabani, 79, chegou hoje à Alemanha para retirada de um coágulo cerebral ocasionado por um derrame. O desembarque do mandatário foi confirmado pelo ministro de Relações Exteriores do país europeu, Guido Westerwelle.

Ele saiu de Bagdá na manhã local (madrugada em Brasília), sob a supervisão de uma equipe médica especializada. O texto acrescenta que a saúde do presidente melhorou após ser tratado por uma equipe de médicos iraquianos e alemães, que decidiram depois por sua transferência.

Na quarta, o chefe do escritório de imprensa do líder, Barazan Sheikh Ozman, explicou que os médicos tomaram a decisão de transferi-lo após comprovar que seu estado de saúde era estável e que melhorava de forma contínua.

Talabani foi internado na segunda em Bagdá. Na ocasião, a Presidência havia afirmado que "recentemente fez muitos esforços para obter a estabilidade do país e, como consequência do cansaço, teve um emergência de saúde e foi transferido a um hospital".

O presidente sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. Em fevereiro de 2007, permaneceu hospitalizado em Amã por 18 dias em decorrência de uma indisposição atribuída também a estresse. Em agosto de 2008, ele passou por uma cirurgia cardíaca nos EUA.

Moderado

Um moderado que lidera a União Patriótica do Curdistão (UPK), Talabani assumiu a Presidência do Iraque em 2005 e se tornou o primeiro presidente curdo na história do país, composto por diferentes etnias e crenças.

De acordo com a Constituição iraquiana, se Talabani morrer, um dos vices assume suas funções até que o Parlamento eleja um novo presidente. Os acordos de divisão de poder determinam que a Presidência fique com um curdo, enquanto os dois vices são muçulmanos xiita e sunita.

A transferência acontece dois dias após o primeiro aniversário da retirada das tropas americanas desde a invasão de 2003. Nos últimos dias, o Iraque foi palco de uma série de atentados que deixaram dezenas de mortos.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente chega à Alemanha para retirar coágulo cerebral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!