Geral

Governador condecora diretor da Tribuna do Norte

Da Redação ·

O governador do Paraná, Beto Richa, condecorou ontem o diretor-superintendente do Grupo Tribuna de Comunicação, jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho, com a mais alta comenda do Estado. A homenagem, realizada durante solenidade concorrida no Palácio Iguaçu, se estendeu a outras 50 personalidades paranaenses e marcou o dia em que o Paraná completou 159 anos de emancipação política.

Todos os homenageados foram escolhidos pelo destaque em suas áreas de atuação e por terem contribuído para o desenvolvimento do Estado. Entre os que receberam a comenda estão os ex-governadores do Paraná João Elísio Ferraz de Campos e Mário Pereira, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, e a atriz curitibana Guta Stresser.

Acompanhado da esposa, a professora Lilian Marçal de Oliveira, e dos filhos, André Luís e Luiz Gustavo, Taquinho recebeu o título de Comendador. O jornalista, que está entre os primeiros apucaranenses a serem indicados para a honraria, vem se destacando em sua trajetória profissional.

De office-boy do Fórum de Apucarana, onde começou a trabalhar aos 11 anos de idade, Taquinho se tornou fundador do jornal Tribuna do Norte, um dos principais diários do Paraná. O jornal é precursor do Grupo Tribuna de Comunicação, composto ainda pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, a Grafinorte, um dos maiores parques gráficos do Estado, a Rádio Tribuna FM e os sites TN Online e JM News. “É uma honra receber a mais alta comenda do Paraná, representando Apucarana”, definiu Taquinho.

continua após publicidade
confira também

CONTRIBUIÇÃO
“Estamos homenageando paranaenses de alma e coração, que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, social, cultural e científico do Estado”, afirmou o governador Beto Richa, durante a solenidade.

Ele lembrou que o Paraná vive um novo momento de destaque no cenário mundial, pela reestruturação que vem sendo feita em áreas como infraestrutura, educação e saúde. Segundo Richa, defender os interesses do Paraná é dever de todos os cidadãos paranaenses. “Hoje os paranaenses começam a colher os frutos de um novo jeito de governar. São novas rodovias, casas populares, reestruturação dos nossos portos e a atração de R$ 21 bilhões em investimentos por meio do Paraná Competitivo”, disse o governador, ao reforçar a importância da contribuição dos homenageados. “O Estado não cresce apenas com um bom governo, mas sim com a ajuda de seu povo, e de pessoas como estas, batalhadoras, que fazem a diferença para seu Estado”, ressaltou.

O prefeito eleito de Apucarana, Beto Preto (PT), o vice Júnior da Femac (PDT) e o advogado Petrônio Cardoso, nomeado secretário de Governo da próxima gestão, acompanharam a cerimônia. Beto avaliou a comenda recebida por Taquinho como uma homenagem que faz jus à participação do jornalista em importantes conquistas para Apucarana e região.
“É uma honra ter uma pessoa de Apucarana entre os escolhidos pelo governador. A Tribuna sempre colocou Apucarana como a cidade que se desenvolve, com o Taquinho à frente, um empresário que sempre conseguiu enxergar além dos limites da nossa cidade”, disse Beto, ao elencar algumas lutas do diretor-superintendente da Tribuna na região, como a vinda do Centro Moda para Apucarana, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a antecipação da duplicação da rodovia Apucarana a Arapongas, e a criação da Região Metropolitana de Apucarana.

“Esta comenda recebida não é uma simples comenda, mas uma homenagem para alguém que soube fazer mais, ir além. Mais da metade dos homenageados eram da capital e o Taquinho foi um dos poucos do interior do Estado homenageados. Para nós, de Apucarana, é uma honra muito grande ter alguém lembrado pelo governador”, assinalou Júnior da Femac.

ORDEM
A Ordem do Pinheiro foi instituída em 1972. A homenagem é atribuída em cinco graus - Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Os homenageados têm seu nome aprovado por um conselho composto pela chefia da Casa Militar, Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador e Secretaria da Cultura.
Cinco pessoas escolhidas para receber a comenda não puderam comparecer ontem ao evento. Elas receberão suas homenagens em outra data.