Geral

Diretor superintendente da Tribuna recebe comanda do governador

Da Redação ·
 Baltazar Eustáquio de Oliveira com o governador Beto Richa: jornalista começou a trabalhar aos 11 anos de idade
fonte: ANPr
Baltazar Eustáquio de Oliveira com o governador Beto Richa: jornalista começou a trabalhar aos 11 anos de idade

O diretor superintendente do Grupo Tribuna de Comunicação, jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, recebeu hoje (19) do governador do Estado do Paraná, Beto Richa, a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro. A condecoração foi entregue durante cerimônia às 10 horas, no Palácio Iguaçu.

Outras 50 personalidades paranaenses que se destacaram em suas profissões e na atuação pública, contribuindo para a divulgação e o crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná, também foram homenageadas. Eliana Calmon Alves, ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba, estão entre os que receberão a comenda.

Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é a mais alta comenda do Estado e é atribuída em cinco graus – Grão-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Segundo o Decreto 5.143/2012, as nomeações são formalizadas através de decreto do governador do Estado e aprovadas pelo Conselho da Ordem. Este conselho é composto pelo governador, o chefe da Casa Civil, o chefe da Casa Militar, o secretário de Estado da Cultura, Secretário Especial da Chefia de Gabinete do Governador e o Chefe do Cerimonial do Estado.

continua após publicidade
confira também

Conhecido desde a infância por Taquinho, Oliveira tem 59 anos e receberá o título de Comendador. “É uma honra poder representar Apucarana nesta homenagem. Divido este título com todos os nossos colaboradores e funcionários”, afirmou o jornalista, que batalhou pela duplicação da rodovia Apucarana-Arapongas, a vinda do Centro Moda, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o município, e a construção da escola mais moderna no Estado em Apucarana, o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira.

Recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná também aprovou, após proposta do deputado estadual Evandro Júnior (PSDB), concessão do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao apucaranense. O título ainda será entregue.


TRAJETÓRIA

continua após publicidade

Taquinho começou a trabalhar aos 11 anos de idade, quando estudava de manhã e atuava como office-boy no Fórum de Apucarana. Interessou-se pela escrita ainda criança e, aos 16 anos, já assinava uma coluna do então recém-fundado jornal Tribuna da Cidade. De colaborador, passou a editor-chefe e acionista. Continuou atuando nos fóruns de Apucarana e Faxinal, passando ainda por emissoras e jornais da região.

Em 1985, após deixar a Tribuna da Cidade, fundou o Jornal do Norte, periódico que começou com tiragens semanais até se tornar diário e o primeiro jornal de Apucarana impresso em cores. Em 1991, houve então a fusão dos jornais diários da cidade, a Tribuna da Cidade e o Jornal do Norte, resultando na Tribuna do Norte, embrião do Grupo Tribuna de Comunicação.

O grupo é composto pelos jornais Tribuna do Norte, de Apucarana, e Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, a Grafinorte, uma das principais gráficas do Paraná, a Rádio Tribuna FM, e os sites JM News e TN Online.