Geral

Violência-EUA - (Atualizada)

Da Redação ·

Atirador deixa pelo menos 27 mortos em Connecticut




SÃO PAULO, SP, 13 de dezembro (Folhapress) - Um atirador abriu fogo na manhã de hoje em uma escola da cidade de Newtown, em Connecticut, nos EUA. As primeiras informações é que crianças e funcionários foram mortos e alguns ficaram feridos.

A estimativa de mortos ainda não foi confirmada, mas a emissora de televisão CNN informa que pelo menos 20 pessoas morreram, dentre elas dez crianças. A CBS, no entanto, informa que 27 pessoas morreram.

O ataque aconteceu por volta das 10h locais (13h em Brasília) na escola Sandy Hook, em uma área próxima a Newtown, quando um atirador entrou na escola e começou a efetuar disparos. Um pai de aluno ouvido pela emissora NBC diz que o atirador disparou durante uma reunião administrativa no prédio.

O chefe de polícia do condado de Danbury, Al Baker, disse que há crianças mortas e dezenas de feridos, entre alunos e funcionários. Os alunos feridos foram levados ao hospital do condado. Os demais estudantes foram retirados pela polícia e levados a um quartel dos bombeiros.

Segundo a polícia, o atirador está morto. No entanto, ainda não se sabe se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio. Os agentes darão uma entrevista coletiva ainda na tarde de hoje.

A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama foi avisado sobre o incidente por volta das 10h30 (13h30 em Brasília) e acompanha a situação.

Um cordão de isolamento foi feito na frente do hospital e do quartel dos bombeiros onde se concentram as ações da polícia. A escola atingida tinha 39 professores e cerca de 650 alunos de educação infantil e primária, entre cinco e dez anos.

Choque

O caso preocupou pais de alunos e moradores de Newtown, cidade de 25 mil habitantes que fica a 120 km de Nova York.

Em entrevista ao canal CBS, Stephen Delgiadice, pai de uma menina de oito anos, disse que sua filha ouviu duas explosões e os professores pediram que ela ficasse em um canto. "É preocupante, especialmente nesta cidade, que sempre imaginamos ser o lugar mais seguro dos Estados Unidos."

"Newtown é uma cidade calma. Eu nunca esperava que isso fosse acontecer aqui. É muito assustador. Nossas crianças não estão a salvo aqui", disse Lisa Bailey, mãe de três crianças.
 

continua após publicidade