Geral

Beto Preto anuncia primeiros nomes do secretariado

Da Redação ·
Beto Preto anuncia primeiros nomes do secretariado
fonte: Arquivo
Beto Preto anuncia primeiros nomes do secretariado

Prefeito eleito de Apucarana, o médico Beto Preto (PT) anunciou ontem os quatro primeiros nomes que vão compor seu secretariado a partir de janeiro de 2013. A escolha, comentou o petista, partiu do critério técnico onde o ambiente pedia conhecimento técnico e técnico político, onde a pasta exigia esta habilidade. “Vamos atuar para aparar, de início, algumas arestas na Prefeitura”, afirmou.

Engenheiro, o vice-prefeito eleito Júnior da Femac (PDT) deve acumular a direção do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), contrariando as especulações de que assumiria a pasta de Obras. Já os advogados Petrônio Cardoso e Paulo Sérgio Vital vão assumir, respectivamente, a Secretaria de Governo e a Procuradoria Jurídica do município. Ambos atuaram neste ano como assessores jurídicos da campanha de Beto. Vital compõe ainda a equipe de transição do prefeito eleito.

Outro membro desta equipe, Marcello Augusto Machado, será responsável pela secretaria de Fazenda e de Gestão Pública. Ele foi diretor administrativo e financeiro da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, de 1998 a 2000, época em que o prefeito eleito era secretário de Saúde.

continua após publicidade
confira também

ANÁLISE
Beto já antecipou que, a exemplo de Machado, outros secretários ainda podem vir a acumular pastas na Prefeitura no ano que vem. Ele também estuda criar uma secretaria voltada à Agricultura, setor hoje pertencente à pasta de Indústria e Comércio. “João Carmo da Fonseca, da Emater, pode vir a ocupar esta secretaria”, assinalou ele.

Um dos demais nomes em análise para integrar o primeiro escalão de Beto é o da professora Junardel Costa de Sousa, que assumiria a Autarquia Municipal de Educação. “É um nome que tem muito respeito, uma vida inteira dedicada à Educação, mas ainda não temos nada acertado”, ponderou. Itamar Gomes de Oliveira, atual coordenador da União dos Moradores e Mutuários de Apucarana (Umma), estaria ainda entre os cotados para a Secretaria de Meio Ambiente.

Beto ainda deve divulgar quem vai assumir as pastas de Esporte e Lazer, Indústria, Comércio e Agricultura, Assistência Social, Mulher e Assuntos da Família, além da Fundação Cultural de Apucarana (Funcap), Autarquia Municipal de Educação (AME), Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Autarquia de Serviços Funerários (Aserfa) e Procon. A expectativa, segundo ele, é que a composição completa do secretariado seja divulgada até o Natal.