MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretário-geral da Otan diz que regime da Síria está próximo do colapso

SÃO PAULO, SP, 13 de dezembro (Folhapress) - O secretário-geral na Otan, aliança militar ocidental, Anders Fogh Rasmussen, disse hoje que o regime de Bashar Assad na Síria está próximo do colapso e deveria começar imediatamente a dar passos em direção

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2012, 15:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 13 de dezembro (Folhapress) - O secretário-geral na Otan, aliança militar ocidental, Anders Fogh Rasmussen, disse hoje que o regime de Bashar Assad na Síria está próximo do colapso e deveria começar imediatamente a dar passos em direção a uma transição política.

"Creio que o regime em Damasco está chegando a um colapso", disse Rasmussen a repórteres depois de se reunir com o primeiro-ministro holandês Mark Rutte na sede da Otan. "Acho que agora é só uma questão de tempo".

Rasmussen comentou a notícia divulgada anteriormente de que a aliança detectou o lançamento de mísseis Scud de curto alcance no começo desta semana.

"O uso desse tipo de armamento mostra o completo desdém pelas vidas da população síria. É algo imprudente e que eu condeno fortemente", disse.

Nesta quinta, a Síria negou através do ministro das Relações Exteriores o uso do armamento nos conflitos com o que chama de "grupos terroristas". O comunicado foi divulgado pela agência estatal Sana.

Rasmussen pediu ainda que o governo sírio "cesse a violência, para entender qual é a situação de fato e começar um processo que leve à acomodação das aspirações legítimas do povo sírio".

A Otan decidiu na última semana aprovar o envio de mísseis Patriot para que a Turquia se proteja da ameaça de mísseis vindos da Síria.

Mais cedo, o vice-chanceler russo Mikhail Bogdanov, enviado especial a questões no Oriente Médio, admitiu pela primeira vez que o ditador Bashar Assad está perdendo o controle do país e os rebeldes podem ganhar a guerra.

Conflito

Nos últimos meses, a capital síria sofreu grandes atentados contra prédios governamentais e áreas dominadas por partidários do regime, que as autoridades afirmam terem sido feito por terroristas, enquanto a oposição ao ditador Bashar Assad reivindica os ataques.

Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas nesta quinta-feira após a explosão de um carro-bomba em Qatana, a 25 quilômetros de Damasco, na Síria. A informação é do canal de televisão libanês Al Manar, do movimento radical Hizbollah.

Em Damasco, um atentado aconteceu em Jaramana, bairro de maioria cristã e drusa, em 28 de novembro. A ação deixou 34 mortos e foi reivindicada pelo grupo Jabhat al Nusra, que diz ter vinculação com a rede terrorista Al Qaeda.

A organização foi incluída na lista de terroristas do governo americano e é uma das principais razões para que os países ocidentais não financiem o armamento dos rebeldes sírios contra o regime de Assad. Desde o início dos confrontos, pelo menos 40 mil pessoas morreram na Síria, segundo ativistas.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário-geral da Otan diz que regime da Síria está próximo do colapso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!