MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Secretário de Defesa dos EUA discute retirada das tropas

SÃO PAULO, SP, 12 de dezembro (Folhapress) - O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, chegou ao Afeganistão hoje, de surpresa, para se reunir com altos comandantes. Ele afirmou que o objetivo central da viagem é debater as propostas preparadas pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2012, 20:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 12 de dezembro (Folhapress) - O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, chegou ao Afeganistão hoje, de surpresa, para se reunir com altos comandantes. Ele afirmou que o objetivo central da viagem é debater as propostas preparadas pelo general John Allen, chefe das operações no Afeganistão, para a retirada e deslocamento das tropas --a guerra deve terminar em dezembro de 2014.

Conforme Panetta, o presidente Barack Obama vai analisar as alternativas nas próximas semanas.

Segundo o "New York Times", Panetta disse que somente após as decisões sobre o tamanho das forças é que Obama vai definir a taxa de remoção dos próximos dois anos para atingir esse número.

Qualquer presença contínua por parte dos EUA após 2014 --possibilidade que deverá ser negociada com o governo afegão-- será focada no treinamento e apoio às forças de segurança afegãs. Também é provável que seja incluída uma pequena força antiterrorismo para monitorar a rede terrorista Al Qaeda e outros líderes rebeldes.

Esta é a quinta viagem de Panetta ao Afeganistão como secretário da Defesa dos EUA, que afirmou que a missão está "em um caminho muito melhor" do que estava há quatro anos.

O secretário reconheceu que ainda há muitos desafios, entre eles "a governabilidade, a corrupção, a existência de refúgios insurgentes no Paquistão e a resistência Taleban que segue desafiando as forças de segurança".

Panetta visita o país na mesma semana em que o Pentágono divulgou um relatório dizendo que apenas uma das 23 brigadas do Exército Nacional Afegão é capaz de operar de forma independente, sem o apoio militar dos EUA e da OTAN. Os EUA ainda mantém 66 mil soldados no Afeganistão e, neste ano, 33 mil deixaram o país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário de Defesa dos EUA discute retirada das tropas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!