MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU condena à prisão perpétua militar sérvio

SÃO PAULO, SP, 12 de dezembro (Folhapress) - O Tribunal Internacional Penal, vinculado à ONU, condenou hoje à prisão perétua o ex-chefe do Estado-Maior do Exército da Sérvia, Zdravko Tolimir, por genocídio no massacre de Srebrenica, durante a Guerra da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2012, 15:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 12 de dezembro (Folhapress) - O Tribunal Internacional Penal, vinculado à ONU, condenou hoje à prisão perétua o ex-chefe do Estado-Maior do Exército da Sérvia, Zdravko Tolimir, por genocídio no massacre de Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia, em 1995.

Os juízes consideraram que o militar era o braço direito do então chefe militar sérvio, Ratko Mladic, que é considerado o responsável por organizar a operação que matou cerca de 8.000 homens e meninos islâmicos no leste da Bósnia.

O magistrado que presidiu a sessão, Christoph Fluegge, disse que Tolimir tinha conhecimento da matança e que também teria participado da ação.

"Ele tinha total conhecimento das ações desprezíveis que aconteceram em Srebrenica, apesar da presença de tropas holandesas que faziam parte das Forças de Paz da ONU (Organização das Nações Unidas)".

O major-general é o último militar sérvio a ser considerado culpado pelo genocídio, ocorrido no fim da Guerra da Bósnia (1992-1995), em que mais de 100 mil pessoas morreram. O massacre foi o pior em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU condena à prisão perpétua militar sérvio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!