MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA colocam grupo rebelde sírio em lista de terroristas

SÃO PAULO, SP, 11 de dezembro (Folhapress) - Os Estados Unidos designaram hoje o grupo radical islâmico Jabhat al Nusra, suspeito de ligações com a Al Qaeda, como uma organização terrorista. Ao definir o grupo como uma organização terrorista, o Departa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.12.2012, 15:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 11 de dezembro (Folhapress) - Os Estados Unidos designaram hoje o grupo radical islâmico Jabhat al Nusra, suspeito de ligações com a Al Qaeda, como uma organização terrorista.

Ao definir o grupo como uma organização terrorista, o Departamento de Estado dos EUA essencialmente classifica a Jabhat al Nusra, que advoga por um Estado islâmico na Síria, como uma afiliada da Al Qaeda no Iraque.

O comunicado do Departamento de Estado diz que a secretaria de Estado conclui que há fatos suficientes para embasar a suposição de que a Al Qaeda usa ou usou outros nomes no Iraque, incluindo a Jabhat al Nursa.

Funcionários do Tesouro americano também impuseram sanções a Maysar Ali Moussa Abdallah al Joubouri e Anas Hassan Khatab, dois chefes da organização.

Com a medida, as autoridades americanas agora podem congelar quaisquer bens que o grupo ou seus membros têm nas jurisdições dos Estados Unidos e proíbe americanos de dar qualquer suporte material.

Milícias

Além de colocar o grupo em sua lista negra, os EUA tomaram medidas contra duas milícias ligadas ao governo de Bashar Assad, na Síria.

O Tesouro americano bloqueou bens do governo sírio ao impor sanções às milícias Jaysh al Shabi e Shabiha, além de dois líderes da Shabiha.

As ações desta terça foram tomadas enquanto funcionários do governo compareciam à reunião do grupo de países para discutir a Síria, chamado Amigos da Síria, em Marrakech, no Marrocos, para discutir o conflito que já dura 20 meses.

O Departamento do Tesouro justificou que as milícias são parte da campanha do regime de Assad contra cidadãos sírios. Em comunicado, disse também que a Jaysh al Shabi tem laços com o Irã e o Hizbollah.

"Os Estados Unidos continuarão a perseguir agressivamente aqueles que suplantam os desejos do povo sírios de conquistar um governo representativo que empregue violência contra seu próprio povo", disse David Cohen, subsecretário para terrorismo e inteligência financeira.

"Vamos continuar mirando as milícias pró-Assad da mesma maneira que aos terroristas que falsamente se cobrem com a bandeira de oposição legítima."

Funcionários do governo americano enfatizaram seua preocupação com a crescente influência de elementos extremistas no conflito sírio.

A secretária de Estado Hillary Clinton era esperada na reunião até ficar doente com um vírus estomacal. O vice-secretário de Estado Bill Burns irá em seu lugar.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA colocam grupo rebelde sírio em lista de terroristas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!