Geral

Presidente uruguaio faz afago a Dilma e líder argentina

Da Redação ·





Por Fernanda Odilla

BRASÍLIA, DF, 7 de dezembro (Folhapress) - Questionado se o Uruguai se relaciona melhor com a presidente Dilma Rousseff do que com a líder argentina Cristina Kirchner, o presidente uruguaio José Mujica não hesitou em afagar as duas.

"Me dou bem com todas. O Uruguai é um algodão entre dois cristais", disse o mandatário, na manhã de hoje, durante encontro de líderes do Mercosul em Brasília.

Os três presidentes estão reunidos para debater a adesão de novos países no bloco e também barreiras comerciais. Também está presente o ministro do Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, representando o presidente Hugo Chávez.

Antes do encontro do Mercosul, Mujica passou cerca de uma hora reunido com Dilma na manhã de hoje. Depois do encontro, disse que "sempre é uma visita de cortesia muito afável".

Com relação à Argentina, representantes do governo uruguaio já classificaram de "esquizofrênica" as relações comerciais entre os dois países.

No início do ano, Mujica esteve na Argentina para discutir as exportações em moedas locais. Na ocasião, ficou definido que as divergências comerciais entre os dois países fossem discutidas no âmbito do Mercosul.

Na manhã de hoje, o uruguaio disse ter falado com Dilma sobre a economia brasileira, que prevê um crescimento menor que o estimado inicialmente para 2012 e 2013.

"Já tive conhecimento de que a economia do Brasil vai se tonificar por uma série de índices que considera alentador e vemos que a perspectiva da relação econômica com a Ásia vai se manter firme."

 

continua após publicidade