MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente volta à Venezuela após tratamento contra câncer em Cuba

SÃO PAULO, SP, 7 de dezembro (Folhapress) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou na madrugada de hoje a Caracas após nove dias em Cuba para mais uma série de tratamentos para combater um câncer na região pélvica, o qual enfrenta desde junho d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2012, 11:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 7 de dezembro (Folhapress) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou na madrugada de hoje a Caracas após nove dias em Cuba para mais uma série de tratamentos para combater um câncer na região pélvica, o qual enfrenta desde junho de 2011.

Devido ao tratamento, ele cancelou a vinda à cúpula do Mercosul, que acontece nesta sexta em Brasília. Esta é a primeira reunião do bloco desde que a Venezuela foi incorporada como membro pleno, em junho.

O mandatário chegou ao aeroporto da cidade às 2h30 locais (5h em Brasília), acompanhado de suas filhas, e foi recebido por ministros. Ele disse estar feliz por voltar ao país e lembrou a vitória na eleição presidencial, que completa dois meses nesta sexta.

"Estou feliz por voltar ao país de novo, feliz e entusiasmado. E então, onde vai ser a festa?", brincou o presidente.

Chávez ainda comentou que leu os informes sobre a situação do governo e a campanha eleitoral regional durante o tratamento. Ele disse que se encontrou com o líder cubano Fidel Castro, com quem diz ter tido uma conversa sobre poesia.

Durante os nove dias, o presidente fez um tratamento de oxigenação hiperbárica, com várias sessões de respiração de oxigênio puro em câmaras pressurizadas.

A oxigenação hiperbárica não é um tratamento oncológico, mas pode ser indicada a pacientes que passaram por radioterapia, como o venezuelano. A maior oxigenação acelera processos de cicatrização de lesões e ajuda no tratamento de infecções de difícil controle.

Câncer

Chávez, 58, voltou à ilha seis meses depois de sua última sessão de radioterapia realizada em Cuba. A viagem foi autorizada pela Assembleia Nacional da Venezuela, que liberou cinco dias ao presidente, como em outras ocasiões desde o início do ano.

Em junho do ano passado, o presidente foi operado duas vezes na capital cubana após ser detectado um tumor em sua zona pélvica, cuja gravidade e localização exatas não foram divulgadas.

Nos meses seguintes, Chávez voltou a Cuba em numerosas ocasiões para receber sessões de quimioterapia. Em fevereiro, foi submetido a uma terceira cirurgia, também em Havana, e posteriormente passou por sessões de radioterapia durante várias semanas.

Nos últimos meses, o presidente declarou diversas vezes que estava recuperado do câncer e estava bem de saúde. A última viagem de Chávez a Cuba ocorreu em um momento em que ele vem diminuindo sua exposição pública para o mínimo possível, o que levanta dúvidas sobre seu real estado de saúde.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente volta à Venezuela após tratamento contra câncer em Cuba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!