Geral

Apucarana ganha novos pontos de monitoramento por câmeras

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Apucarana ganha novos pontos de monitoramento por câmeras
fonte: Edson Denobi
Apucarana ganha novos pontos de monitoramento por câmeras

O prefeito de Apucarana, João Carlos de Oliveira (PMDB), afirmou nesta quinta-feira (22) que dentro de 30 dias deve ser concluída a instalação das 27 novas câmeras de vigilância obtidas pelo município junto ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública com Cidadania de Londrina e Região (Cismel). 

O primeiro novo ponto de monitoramento foi instalado ontem (22/11) na Praça Rui Barbosa, esquina com a Rua Rio Branco. “O trabalho é realizado por uma empreiteira licitada pelo Cismel, que também é responsável pela instalação de outras 153 câmeras em diversas cidades integrantes do consórcio, em uma ação que consiste na implantação do chamado “Gabinete de Gestão Integrada Regional (GGI R)”, destaca João Carlos. Os investimentos no GGI R são na ordem de R$7 milhões.

continua após publicidade


O serviço, no município é supervisionado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). “Todos os novos pontos foram definidos por um grupo de trabalho, em reuniões técnicas com membros das forças de segurança e organismos afins, levando sempre em consideração a conveniência técnica, do ponto de vista da Segurança Pública”, pontuou José Luiz Alves Miguel, superintendente de Segurança do Idepplan.

Desde setembro de 2008, Apucarana já conta com 33 pontos sob monitoramento 24 horas, operacionalizados no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado no quartel da Guarda Municipal. “Além da instalação destes novos 27 pontos, também está incluído no pacote serviços de manutenção das câmeras já existentes. Com isso, neste mesmo prazo de 30 dias, salvo a necessidade de reposição de um conjunto completo, Apucarana vai ter um total de 60 locais sob a vigilância eletrônica”, comentou José Luiz.