Geral

Sanepar recomenda limpeza de caixa d'água

Da Redação ·
Com a chegada da temporada de verão, a Sanepar orienta os veranistas para que façam a limpeza da caixa d’água
fonte: AEN
Com a chegada da temporada de verão, a Sanepar orienta os veranistas para que façam a limpeza da caixa d’água

Com a chegada da temporada de verão, a Sanepar orienta os veranistas para que façam a limpeza da caixa d’água tão logo cheguem ao litoral. Os técnicos lembram que a água fica parada praticamente um ano e que a limpeza deve ser feita a cada seis meses.

O gerente da empresa no Litoral, Romilson Gonçalves, faz um alerta: “Para que a qualidade da água seja assegurada há a necessidade de se manter a caixa d’água sempre lavada e desinfectada a cada seis meses”.

Fazer a limpeza da caixa de água é muito fácil. As orientações estão no site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou podem ser obtidas pelo telefone 115. A empresa recomenda aos veranistas que passarão a temporada em imóvel alugado que exijam que o proprietário faça a limpeza da caixa de água antes de entrar na casa.

Também é importante verificar junto à Sanepar se a ligação de água encontra-se regularizada. Caso haja débitos, o proprietário poderá quitar o débito em qualquer uma das agentes arrecadadores. A sugestão é que a conta de água fique em débito automático. Para isso, basta entrar em contato com a agência bancária em que possui conta.


LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA

continua após publicidade

Para lavar sua caixa d’água separe: 1 balde, 2 panos limpos, 1 esponja ou escova (não pode ser de aço), 1 colher de sopa, 1 pá de plástico, água sanitária.

Atenção: nunca use sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa. Use apenas água sanitária.

continua após publicidade

Procedimentos para lavagem – Um dia antes da lavagem, feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa. Com isto, você poderá gastar a água até a quantidade necessária para limpeza. Não jogue água fora. Evite o desperdício.

Reserve um palmo de água na caixa e feche a saída com um tampão ou pano.

Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova.

continua após publicidade

Abra a saída da caixa para que escorra a água da lavagem. Com o auxílio de um balde e uma pá de plástico retire a água e os resíduos que sobrarem.

Abra o registro de entrada de água e encha a caixa até a metade de sua capacidade. Feche novamente o registro e também a saída da caixa. Adicione água sanitária conforme a tabela abaixo. Com um pano ou escova lave outra vez as paredes.

Capacidade da caixa Quantidade de água sanitária

continua após publicidade

1000 litros  20 colheres de sopa

500 litros  10 colheres de sopa

continua após publicidade

250 litros  5 colheres de sopa

Abra a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água sair. Sugestão: Guarde esta água em baldes para lavar pisos e calçadas.

Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar para evitar a entrada de insetos, pequenos animais e sujeira. Anote a data da lavagem para repetir a limpeza após seis meses.

Abra as torneiras até que a água comece a sair, evitando o acúmulo de ar no encanamento da casa. Abra o registro de entrada de água e deixe a caixa encher. Tampe bem a caixa para evitar a entrada de poeira e até de pequenos animais.