Geral

Xi Jinping é eleito novo líder do Partido Comunista da China

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Xi Jinping é eleito novo líder do Partido Comunista da China
fonte:
Xi Jinping é eleito novo líder do Partido Comunista da China

O Comitê Central do Partido Comunista da China designou nesta quinta-feira (15), como era esperado, Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o "número um" da nova lista de sete membros do Comitê Permanente, principal órgão da agremiação, anunciou a agência Xinhua.

continua após publicidade

Desta forma, Xi, de 59 anos, vai assumir a presidência da China em março de 2013, sucedendo a Hu Jintao, que deixa nesta quinta seu posto no Comitê Permanente e também a Secretaria Geral do Partido.

Essas mudanças são o primeiro passo na transição da quarta para a quinta geração de líderes comunistas.

continua após publicidade

Os outros novos intengrantes do Comitê Permanente, também principais autoridades do partido, são Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

A nomeação de Xi como novo líder do partido já era esperada havia meses.

Ele também foi alçado à condição de presidente da Comissão Militar Central, o órgão que controla as Forças Armadas da potência asiática.

Xi e os outros seis membros do Comitê Permanente se apresentaram à imprensa local e internacional por volta das 12h locais (2h de Brasília) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, onde foi realizado o 18º Congresso do Partido Comunista entre 8 e 14 de novembro.