MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU: cidades precisam reconhecer indígenas

A presença de indígenas nas cidades é um fato comum em várias partes do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Canadá ou no Chile, por exemplo, mais de metade dos índios vivem em cidades. A ONU lembra que o fenômeno não é novo

Da Redação

·
 Foto ilustrativa
Icone Camera Foto por googleimagens.com
Foto ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2010, 09:36:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presença de indígenas nas cidades é um fato comum em várias partes do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No Canadá ou no Chile, por exemplo, mais de metade dos índios vivem em cidades. A ONU lembra que o fenômeno não é novo e adverte que as cidades precisam reconhecer esses habitantes e respeitar seus costumes.

continua após publicidade

Uma das conclusões do painel do Fórum Urbano Mundial é que os indígenas deveriam ter garantidos os direitos à moradia na cidade e à escolha do tipo de casa em que querem morar. O fórum reúne, até sexta-feira (26) especialistas, representantes de povos indígenas e de governos de todos os continentes para discutir a presença de índios nas cidades no mundo.

continua após publicidade

Segundo o presidente da Funai, Márcio augusto Meira, seria importante que no Brasil órgãos como o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal tenham um olhar “diferenciado” sobre a questão dos indígenas nas cidades.

continua após publicidade

“Principalmente naquelas cidades onde a população indígena é comprovadamente significativa, como é o caso de Manaus, Boa Vista, Rio Branco e em cidades pequenas da Amazônia, como Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, onde a população indígenas, às vezes, é até majoritária”, disse.

Meira disse que o Brasil está avançando em políticas públicas voltadas para lidar com esse fenômeno e citou cidades que elegem índios como prefeitos e vereadores.

continua após publicidade

“Mas como é uma questão recente no Brasil, a gente precisa ainda aprofundar e consolidar mais esses avanços, até porque a Constituição brasileira garante o direito dos povos indígenas de serem reconhecidos na sua cultura e na sua crença”.

Meira lembrou que ser indígena é uma opção identitária tanto em sua terra tradicional, quanto na cidade. “Não é porque ele está na cidade que ele deixa de ser indígena”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU: cidades precisam reconhecer indígenas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!