MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Republicanos devem dominar Câmara; democratas, Senado, apontam projeções

SÃO PAULO, SP, 7 de novembro (Folhapress) - Os republicanos devem manter o seu domínio sobre a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) enquanto os democratas, sua maioria no Senado, indicam pesquisas de boca de urna divulgadas ho

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2012, 02:13:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 7 de novembro (Folhapress) - Os republicanos devem manter o seu domínio sobre a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados) enquanto os democratas, sua maioria no Senado, indicam pesquisas de boca de urna divulgadas hoje.

Além de escolher o próximo presidente dos EUA, os americanos também votaram para renovar a totalidade da Câmara (435 cadeiras) e um terço do Senado (33 cadeiras).

À semelhança do brasileiro, o Congresso americano é bastante criticado pela população. Mesmo assim, algumas personalidades políticas tradicionais devem manter os seus postos nas duas Casas.

Sondagens indicavam que o líder da maioria no Senado, o democrata Harry Reid, e o republicano John Boehner, presidente da Câmara, vão manter suas posições no Legislativa americano.

O cenário indica que o próximo presidente, não importa se Obama ou Romney, vai enfrentar um Congresso dividido e polarizado, o que vai exigir negociações complicadas para aprovar matérias de interesse da Casa Branca, como o democrata já experimentou em seu mandato.

A reforma do sistema de saúde é o melhor exemplo. Enquanto a lei foi revogada pela Câmara, de maioria republicana, foi aprovada em seguida pelo Senado, de predominância democrata.

Senadora

O Estado de Wisconsin elegeu ontem a primeira senadora abertamente gay dos EUA. De acordo com pesquisas boca de urna, Tammy Baldwin, deputada democrata, levou a vaga no Senado vencendo o ex-governador republicano Tommy Thompson por 51% a 47%.

Baldwin deve substituir a também democrata Herb Kohl. Wisconsin, no norte, é um dos Estados-pêndulo: varia a preferência entre democratas e republicanos a cada votação. O presidente Barack Obama liderava as projeções no Estado.

Baldwin é abertamente lésbica, mas o ponto central de sua campanha não teve relação com o tema. Ela usou as inserções pagas na TV para colar no adversário o rótulo de inimigo da reforma no sistema de saúde aprovada pelo atual governo.

Da ala à esquerda do Partido Democrata, Baldwin votou contra a invasão do Iraque, em 2003.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Republicanos devem dominar Câmara; democratas, Senado, apontam projeções"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!