MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Compilação da Magnum revê século 20

Por Fabio Cypriano SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - Há pouco mais de uma década, fotografar significava mais que um simples toque numa câmera digital. Era preciso colocar o filme na câmera, para então fazer o clique. Depois, revelar o fotogr

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.11.2012, 15:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Fabio Cypriano

SÃO PAULO, SP, 5 de novembro (Folhapress) - Há pouco mais de uma década, fotografar significava mais que um simples toque numa câmera digital. Era preciso colocar o filme na câmera, para então fazer o clique. Depois, revelar o fotograma e ampliar as imagens em papel.

Muitas vezes, em especial no fotojornalismo, antes dessa última etapa ampliavam-se os negativos em tamanho original num papel chamado folha de contato. Com lentes de aumento, escolhia-se ali a imagem a ser utilizada.

A revolução digital acabou com todo esse processo. Agora, quem faz as fotos escolhe na hora quais sobrevivem.

"Magnum - Contatos", livro que é lançado amanhã, apresenta quase cem anos dessa prática superada, mas que revela o processo de alguns dos mais importantes fotógrafos do século 20, como Henri Cartier-Bresson (1908-2004).

A publicação oferece "a memória de um processo e de um tempo que são realmente distintos do que se vê em qualquer outro meio", disse Kristen Lubben, organizadora do livro e curadora do ICP (International Center for Photography).

O livro traz 435 imagens de 69 fotógrafos vinculados à agência criada em 1947 por Robert Capa (1913-1954) e David Seymour (1911-1956), com o apoio de Cartier-Bresson.

Aproveitando o lançamento, o IMS abre uma mostra com 39 imagens da publicação, contatos e fotografias. A seleção é de Samuel Titan Jr.

Em seus 65 anos, a Magnum distribuiu algumas das imagens mais representativas da história, como a fotografia do solitário protestante em frente a quatro tanques de guerra na praça da Paz Celestial, em 4 de junho de 1989, feita por Stuart Franklin.

Além de apresentar um processo de trabalho em extinção, o livro acaba se tornando um epitáfio à fotografia analógica, aquela feita por câmeras com filmes.



MAGNUM - CONTATOS

ORGANIZAÇÃO Kristen Lubben

EDITORA Instituto Moreira Salles

tradução Jorio Dauster

quanto R$ 190 (508 págs.)



EXPOSIÇÃO

ABERTURA E LANÇAMENTO DO LIVRO

QUANDO amanhã, às 19h30 (de seg. a sáb., das 9h às 22h; dom., das 12h às 20h; até 6/1/2013)

ONDE Loja Instituto Moreira Salles (av. Paulista, 2073; tel.: 0/xx/11/3371-4490)

QUANTO grátis

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Compilação da Magnum revê século 20"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!