MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Irã oferece ajuda após passagem de tempestade

Por Samy Adghirni TEERÃ, IRÃ, 31 de outubro (Folhapress) - O Crescente Vermelho do Irã, ligado ao governo, anunciou hoje estar disposto a enviar equipes de resgate aos EUA para ajudar autoridades americanas no amparo às vítimas de Sandy. A oferta, que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2012, 20:40:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Samy Adghirni

TEERÃ, IRÃ, 31 de outubro (Folhapress) - O Crescente Vermelho do Irã, ligado ao governo, anunciou hoje estar disposto a enviar equipes de resgate aos EUA para ajudar autoridades americanas no amparo às vítimas de Sandy.

A oferta, que tem poucas chances de ser aceita devido às tensões bilaterais, ecoa acenos semelhantes nos últimos anos entre os dois países arquiinimigos.

"Manifestamos nossas condolências à população da América (...) e nos colocamos à disposição para ajudá-la", disse Mahmoud Mozaffar, chefe da Sociedade Iraniana do Crescente Vermelho.

Mozaffar lembrou que o Irã, por sofrer terremotos e enchentes, tem vasta experiência em resgate de populações.

"Se as autoridades americanas concordarem, podemos mandar nossos socorristas com equipamentos para cidades americanas o mais rápido possível".

Embora seja um braço do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, sediado em Genebra, o Crescente Vermelho do Irã é amplamente visto como coordenado por Teerã.

Segundo documentos vazados pelo Wikileaks, o governo americano suspeita que espiões iranianos infiltram o Crescente Vermelho em missões no exterior.

Sem relação diplomática há três décadas, Irã e EUA aproveitam tragédias naturais para tentar criar canais de diálogo.

Em 2003, o Irã aceitou a entrada no país de uma equipe de resgate americana para ajudar a localizar sobreviventes nos escombros do terremoto de Bam, que deixou 25 mil mortos.

Mas em agosto deste ano Teerã não aceitou a oferta de ajuda às vítimas do terremoto que matou 300 pessoas no oeste do Irã.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Irã oferece ajuda após passagem de tempestade"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!