MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mortes por Sandy sobem para 54; país teme casos de cólera

SÃO PAULO, SP, 31 de outubro (Folhapress) - As autoridades haitianas elevaram hoje para 54 o número de mortos pela passagem da tempestade Sandy no final de semana, ante 52 da estimativa anterior, em meio a preocupações que a devastação provoque um aume

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.10.2012, 17:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 31 de outubro (Folhapress) - As autoridades haitianas elevaram hoje para 54 o número de mortos pela passagem da tempestade Sandy no final de semana, ante 52 da estimativa anterior, em meio a preocupações que a devastação provoque um aumento dos casos de cólera no país.

Em todo o Caribe, as mortes provocadas pelo fenômeno meteorológico totalizam 71.

O governo do Haiti, um dos países mais pobres do mundo, deve revisar o número de vítimas à medida que os alagamentos começarem a ceder, permitindo que os funcionários públicos viajem pelo restante do território atingido. Há pelo menos 21 desaparecidos, que não constam dessa estimativa.

Segundo a Defesa Civil do país, uma das novas mortes foi registrada após um deslizamento de terra; e outra pessoa se afogou devido ao transbordamento de um rio local.

O presidente Michel Martelly declarou estado de emergência no país por um mês.

O Sandy, que chegou à costa caribenha como um furacão, perdeu força e se tornou um ciclone pós-tropical ao atingir a costa leste dos EUA.

Cólera

A rede britânica BBC reporta hoje os temores das autoridades haitianas com um possível recrudescimento dos casos de cólera.

Em abril, o Ministério da Saúde Pública e População informou um salto no número de ocorrências da doença após algumas tempestades atingirem o país. Mas no final de setembro, o primeiro-ministro Laurent Lamothe chegou a divulgar que a epidemia estava sob controle.

A doença contaminou quase 600 mil haitianos e matou mais de 7.400 desde outubro de 2010. O cólera é uma infecção que provoca diarreia aguda e pode levar à morte por desidratação. Ocorre em locais com saneamento precário, e pode ser tratada com a ingestão de fluidos.

O país foi devastado por um terremoto em 2010. E conforme algumas estimativas, aproximadamente 500 mil haitianos continuam desabrigados.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes por Sandy sobem para 54; país teme casos de cólera"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!