Geral

Secretaria faz campanha por doação de sangue antes dos feriados

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 28 de outubro (Folhapress) - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pede para os paulistas doarem sangue antes dos feriados prolongados do mês de novembro, nos dias 2 e 15. O objetivo é aumentar o fluxo de doações espontâneas e, assim, garantir os estoques nos hospitais.

Somente a Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento de mais de cem hospitais da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo, já sofreu uma queda de 25% das doações no último mês.

Apesar de não haver desabastecimento, a instituição enfrenta situação de alerta com relação às bolsas de sangue dos tipos A negativo e B positivo e condição crítica dos tipos A positivo, O negativo e O positivo.

O Estado de São Paulo tem cerca de cem postos de coleta de sangue; 40 deles estão na capital paulista.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Caso a pessoa estiver com gripe ou resfriado, ela não deve doar temporariamente, aguardando uma semana após a total recuperação para que esteja apto.

No site Doe Sangue estão disponíveis os endereços de postos de coleta de sangue no Estado de São Paulo.
 

continua após publicidade