MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Violência-Líbano - (Atualizada)

País confirma vinda de equipe do FBI para investigar atentado SÃO PAULO, SP, 23 de outubro (Folhapress) - As autoridades libanesas confirmaram hoje que uma equipe do FBI (a polícia federal americana) deve chegar nos próximos dois dias para ajudar nas in

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2012, 21:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

País confirma vinda de equipe do FBI para investigar atentado




SÃO PAULO, SP, 23 de outubro (Folhapress) - As autoridades libanesas confirmaram hoje que uma equipe do FBI (a polícia federal americana) deve chegar nos próximos dois dias para ajudar nas investigações do atentado de sexta-feira. A colaboração dos EUA foi acertada por meio de um telefonema no final de semana entre a secretária de Estado, Hillary Clinton, e o premiê libanês Najib Mikati.

A explosão de um carro-bomba matou o chefe da inteligência libanesa, general Wissam al Hassan, e serviu de estopim para confrontos violentos entre sunitas e xiitas, ramificações muçulmanas em conflito há anos no país.

Somente ontem sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridos. Tropas do Exército foram mobilizadas e ocuparam as ruas das duas principais cidades do país (Beirute e Trípoli). Hoje, após quatro dias de violência, o cenário era bem mais calmo e não houve registro de incidentes graves.

Oposição ao Hizbollah

Al Hassan era um sunita (ramo majoritário da comunidade islâmica), que fazia oposição ao Hizbollah, grupo xiita (ramo minoritário) do Líbano, e com forte influência no atual governo.

O Hizbollah é acusado de apoiar secretamente as tropas oficiais sírias. Por esse motivo, alguns libaneses (bem como rebeldes sírios) chegaram a acusar Damasco de envolvimento no atentado que matou al Hassan, contrário a qualquer envolvimento na guerra civil do país vizinho.

Apesar das ruas mais tranquilas, o cenário político não havia se tornado menos tenso. Membros da oposição no Líbano repetiram hoje o pedido de afastamento do premiê Najib Mikati, justamente por seu alinhamento ao ditador Bashar Assad.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Violência-Líbano - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!