Geral

Casal Clinton participa de inauguração de parque têxtil

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 22 de outubro (Folhapress) - Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, participou hoje no Haiti da abertura de um parque industrial no valor de US$ 300 milhões (R$ 607 milhões). O empreendimento de uma firma têxtil da Coreia do Sul é visto como um dos sucessos no esforço para reconstruir o país, devastado por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas em janeiro de 2010.

"O povo deste país fez um progresso real em pouco tempo, e chegamos a um momento crítico. Nós temos a chance de continuar indo em frente juntos, mas serão necessários parceria e apoio do setor privado, de todos vocês", afirmou.

Na plateia estavam os atores Sean Penn e Ben Stiller, que fazem campanha pelo Haiti, além do empresário da aviação britânica Richard Branson e da designer de Nova York Donna Karan. Hillary viajou ao lado do marido, o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) para o país.

O parque industrial Caracol está situado entre a segunda maior cidade do país, Cap Haitien, e a fronteira norte da República Dominicana.

"O Haiti está aberto aos negócios, e o governo fala sério", disse o presidente Michel Martelly. "No passado, as imagens tristes do Haiti rodaram o mundo. Mas o Haiti não se trata apenas disso. Estamos comprometidos em adotar todas as medidas apropriadas para facilitar investimentos."

Os investidores dizem esperar que o parque inaugurado crie 130 mil novas vagas de emprego no Haiti, sendo metade no local e metade na agricultura. A expectativa é a de que o investimento não só reduza o problema crônico de desemprego como também colabore na descentralização da populosa capital Porto Príncipe, na região sul do país.
 

continua após publicidade