Geral

Universidade do SUS oferece cursos à distância sobre tuberculose e dengue

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 21 de outubro (Folhapress) - A Universidade Aberta do SUS (Una-SUS) está oferecendo cursos autoinstrucionais, gratuitos e à distância aos profissionais da área da saúde. Programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização aos trabalhadores do SUS também estão disponíveis na plataforma. No momento, estão sendo oferecidos dois cursos de autoaprendizagem que irão abordar o controle de tuberculose e o manejo clínico de pacientes com dengue. As informações são da Agência Brasil.

Profissionais de 16 áreas da saúde poderão fazer os cursos, entre eles enfermeiros, médicos clínicos, veterinários, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e biólogos. Para que esses profissionais tenham acesso às aulas, eles devem estar registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Caso não estejam cadastrados, podem acessar os cursos como visitantes.

Para participar das aulas, o profissional deve se cadastrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da Una-SUS, e depois seguir o passo a passo para a realização da matrícula. O curso disponibiliza certificado online para os que cumprirem os requisitos de conclusão. O trabalhador que realizou a atividade como visitante não recebe certificado.

Para a inscrição, geralmente é exigido apenas vínculo com o SUS, porém, outros requisitos podem ser cobrados, como área de atuação, nível acadêmico e localidade - pois alguns cursos podem estar disponíveis apenas em determinada região ou estado. Antes de se inscrever, é importante que o interessado leia detalhadamente o edital de convocação para verificar se há compatibilidade com o perfil exigido.

O sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.
 

continua após publicidade