Geral

Clinton e Bush visitam Porto Príncipe

Da Redação ·
 A finalidade é provocar um enorme movimento de ajuda ao Haiti
fonte: clintonbushhaitifund.org
A finalidade é provocar um enorme movimento de ajuda ao Haiti

Os ex-presidentes dos Estados unidos, Bill Clinton e George W. Bush, visitaram a capital do Haiti nesta segunda-feira, como parte de um esforço para levantar recursos para o país caribenho, devastado pelo terremoto de 12 de janeiro.
 

continua após publicidade

Foi a primeira visita conjunta dos dois ex-presidentes ao Haiti. Eles receberam do atual presidente dos EUA, Barack Obama, a missão de liderar os esforços americanos em obter recursos para o Haiti.
 

Após uma reunião com o presidente do Haiti, René Préval, no destruído palácio presidencial, Bush e Clinton visitaram um acampamento de 60 mil refugiados montado perto do Campo de Marte de Porto Príncipe. Rodeados por agentes do serviço secreto, da polícia haitiana e por tropas de paz das Nações Unidas, Clinton e Bush apertaram as mãos de sobreviventes e falaram com alguns deles.
 

continua após publicidade

Clinton disse esperar que todas as agências humanitárias trabalhem juntas para provocar um enorme movimento de ajuda ao Haiti. "Nós precisamos que o universo inteiro de pessoas que queiram ajudar o Haiti operem do mesmo lado", disse Clinton. Bush disse que o objetivo da visita é "lembrar as pessoas de que o Haiti precisa de ajuda".
 

Enquanto os políticos e empresários haitianos saudaram a presença dos dois ex-presidentes americanos como um sinal de que os EUA estão comprometidos em ajudar o Haiti, o evento também serviu para lembrar o turbulento passado político do país.
 

Partidários do ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide fizeram um protesto perto do palácio nacional, com cerca de 100 participantes, queimando pneus e pedindo a volta do líder exilado.

As informações são da Associated Press.