Geral

Paraná tem 14 projetos de novos presídios aprovados

Da Redação ·
Paraná tem 14 projetos de novos presídios aprovados
fonte: Tribuna do Norte
Paraná tem 14 projetos de novos presídios aprovados

A secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, anunciou nesta sexta-feira, durante a abertura de uma exposição que mostra os 104 anos do Sistema Penitenciário do Paraná, que o Estado conseguiu a aprovação para a construção e ampliação de 14 unidades prisionais. De acordo com ela, isso representa 6.348 novas vagas no sistema estadual.

Os projetos foram encaminhados e aprovados pelo Departamento Penitenciário Nacional, vinculado ao Ministério da Justiça. As unidades integram um programa de investimentos de R$ 160 milhões no complexo penal paranaense, sendo R$ 130 milhões em recursos federais e o restante do Estado. "Vamos detalhar a localização das unidades e abrir a licitação para construção dos novos presídios no menor prazo de tempo possível", informou.

Maria Teresa lembrou que no início do ano passado existiam mais de 52 mil presos em delegacias no Brasil e, desse total, cerca de 16,4 mil estavam custodiados em carceragens de cadeias do Paraná. "Felizmente esse número caiu para 11.900 e vamos terminar o ano com menos de 10 mil presos em delegacias de polícia", disse a secretária, ressaltando que até 2014 o governo vai regularizar a situação do sistema penitenciário.

continua após publicidade