Geral

Baleias-francas são vistas em Ubatuba

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 20 de setembro (Folhapress) - Duas baleias-francas, mãe e filhote, foram avistadas no fim da manhã de ontem na praia Dura, em Ubatuba (litoral norte de São Paulo). De acordo com os biólogos, os animais estão sendo monitorados desde o último dia 11.

É um fato raro a presença de baleias-francas mais ao norte do litoral sudeste do país. Normalmente elas preferem as praias de Santa Catarina para se reproduzirem e amamentarem os filhotes, segundo a bióloga Carla Beatriz Barbosa do Aquário de Ubatuba.

Por ser grande e lento e ter um comportamento passivo, a espécie foi considerada por muitos anos uma presa fácil. Isso fez com que a área de circulação se restringisse ao sul do país.

Este é o 5º registro da presença de baleias-francas com filhotes na região de Ubatuba desde 1996, quando os biólogos do aquário começaram a monitorar a espécie.

De acordo com o biólogo e coordenador do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, a presença de baleias-francas na região pode ser um indicativo de que a espécie esteja voltando ao litoral sudeste.

Segundo Gallo, o filhote deve ter 6 metros de cumprimentos e menos de seis meses de vida. A mãe mede cerca de 15 metros. "Elas devem permanecer na região por mais alguns dias. Já que a espécie costuma ficar de duas a três semanas em um local abrigado para amamentar e ensinar o filho a mergulhar."
 

continua após publicidade